Programa "Marinheiros de Água Limpa
Águas do Zêzere e Côa incentiva educação ambiental

NC/Urbi et Orbi

Arrancou ontem, quinta-feira, 6, na Barragem do Vascoveiro, um programa de motivação ambiental da responsabilidade da Empresa Águas do Zêzere e Côa, denominado "Marinheiros de Água Limpa". Esta iniciativa visa "associar a educação ambiental à prática de desportos náuticos não poluentes, em albufeiras do Interior do País".
Durante a cerimónia, a empresa concessionária do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e saneamento do Alto Zêzere e Côa entregou ao Clube Desportivo Estrelas de Pinhel e ao Clube de Montanhismo da Guarda, duas colectividades que praticam canoagem, dez barcos à vela. Na entrega e baptismo dos barcos foram ainda assinados protocolos com os respectivos clubes, ao abrigo dos quais estes se comprometem a criar aulas de vela no âmbito das suas actividades. A celebração de acordos com as escolas da região, no sentido de promover a modalidade junto dos mais jovens, é outra das responsabilidades dos clubes.
O lançamento deste programa está ainda associado à realização de um Encontro Nacional de Escolas de Vela, na categoria de iniciados. Até domingo, 9, cerca de 12 escolas de vela e 48 barcos participam nesta prova desportiva que faz parte do calendário oficial da Federação Portuguesa da modalidade. O encontro é organizado pelo Clube de Vela de Leça que acedeu em deslocar este evento para a Beira Interior. Segundo os responsáveis, a iniciativa "reveste-se de uma enorme inportância para criar entusiasmo, na região, pela prática de desportos naúticos".