O Enigma e o Espelho

Jostein Gaarder


É véspera de Natal, Cecile encontra-se com uma doença grave há vários meses, que a impede de sair da cama. É no universo do seu quarto que tudo se passa: a escrita do diário, a leitura de revistas sobre ciência, as visitas dos pais, irmão, avós e, na mágica noite de Natal, do anjo Ariel.
Durante cerca de um mês Ariel vem do outro lado do espelho visitar Cecile. Juntos eles partilham ideias e diferentes conhecimentos. Ariel é um anjo muito curioso, quer saber tudo sobre os humanos: o que é sonhar? Como é que sonhamos? O que é sentir?
Através de Cecile estas respostas vão sendo dadas, primeiro sobre o corpo, através dos cinco....ou talvez seis sentidos humanos, e depois sobre alma. Será que ela existe? Será que Deus existe?
Ariel também partilha com Cecile alguns dos mistérios da obra da criação. Um tema que continua um grande mistério a por desvendar sobre o qual Ariel levanta algumas questões interessantes e curiosas. Juntos, estes dois personagens transportam-nos para uma grandiosa reflexão sobre os mistérios do universo.
O que é ser Anjo? O que é ser humano? Qual a diferença entre pensamento e alma?
Nesta obra, Jostein Gaarder pretende de uma forma muito especial dar resposta a estas e muitas outras questões, que no fundo são de todos nós.

 

Por Fátima Fonseca