O Imago 2001, começa a 25 deste mês e promete, até dia 30, uma "odisseia cinematográfica
Imago 2001 a partir de dia 25
Odisseia cinematográfica com projecção internacional

Em 2001 o IMAGO assume-se como uma proposta de nível internacional. Para combater a ideia de que a cultura só existe no Litoral, o evento traz ao Interior nomes grandes do cinema de formato curto e não só.

Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi


Tem estatuto internacional, movimenta mais de 100 pessoas, entre convidados e organização, apresenta cerca de 320 filmes para visionamento, várias competições e tem um orçamento de 12 mil contos. O IMAGO 2001 - Encontros de Cinema e Vídeo Jovem, a realizar no Teatro-Cine da Covilhã, começa no próximo dia 25, terça-feira, prolonga-se até ao dia 30, domingo, e é, nas palavras do seu director, Pedro Ramos, "uma verdadeira odisseia" cinematográfica.
Não é, pois, por acaso, que o realizador Stanley Kubrik empresta ao Festival o carisma ligado à sua obra emblemática e que a imagem do evento é a figura do astronauta de um dos seus trabalhos fundamentais: "2001 Odisseia no Espaço". Keir Dullea, o actor norte-americano que encarna o viajante espacial, é mesmo o convidado de honra do IMAGO e, para além disso, é o interprete principal de um dos filmes seleccionados para a competição oficial, "A Divina Inspiração", de Claus Drexel. Nesta secção competitiva internacional, dedicada às curtas metragens, inscreveram-se quase 200 filmes, dos quais 31 serão avaliados pelo júri. A França é o país com mais competidores, nove, seguida por Portugal, Suécia, Austria e Alemanha, com dois. Com uma película concorrem a Argentina, Brasil, Uruguai, Canadá, Bósnia, Escócia, Reino Unido, Polónia, Itália, Suiça e Bélgica. A selecção abrange todos os géneros, desde o documentário, à animação, sem esquecer a ficção e algumas obras experimentais. Tudo dividido em quatro secções. Os interessados em visionar todos os 200 filmes recebidos pela organização podem fazê-lo, gratuitamente, no "Espaço Mercado", a instalar no Teatro-Cine.
Também em competição vão estar 40 filmes de um minuto realizados por cerca de 300 alunos do 7º ano de escolaridade, no âmbito de um projecto desenvolvido em sete escolas do distrito: Covilhã, Fundão, Manteigas, Castelo Branco, Penamacor e Proença-a-Nova. Os trabalhos são apresentados no dia 26, quarta-feira, em Castelo Branco, altura em que o júri, composto por Paulo Gonçalves, do Programa "Ver" do Instituto de Cinema Audiovisual e Multimédia (ICAM), Ana Pires, delegada regional do Ministério da Cultura, Francisco Abreu, director do IPJ albicastrense, Maria do Rosário, vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Covilhã, e Maria Manuel Vieira, vereadora da Cultura da Câmara de Castelo Branco, entrega os prémios de melhor vídeo e melhor ideia original.
Legendas ao vivo
Em relevo na terceira edição do IMAGO está, também, a intenção da organização, encabeçada pelo Cine Clube da Beira Interior e Câmara Municipal da Covilhã, com o apoio da delegação regional do Instituto Português da Juventude, de projectar a iniciativa para todo o País e até para o estrangeiro.
Brevemente as televisões começam a rodar um spot publicitário do Festival que poderá ser visto além-fronteiras, através do canal musical francês MCM. A parceria com a estação abre ainda outras portas e permite a presença na cidade do DJ francês Antoine Clamaran, que, em conjunto com o espanhol Oscar de Rivera vai animar a Festa MCM, a decorrer no sábado, 29, na discoteca & Companhia. Espaço que, a partir da quinta-feira anterior, 27, recebe a sessão competitiva de "Veejaying", ou seja de artistas que utilizam e manipulam imagens em tempo real, com a música como inspiração. Para fornecer o tapete sonoro aos VJ's em competição estão agendados nomes conceituados do panorama nacional, todos com residência fixa na discoteca lisboeta Lux: Rui Vargas, José Pedro Moura, Pedro Ricciardi (quinta-feira), Yen Sung, Tiago Miranda e Nuno Rosa (sexta-feira, 28).
Destaque ainda para a retrospectiva da obra do vencedor do Grande Prémio Cidade da Covilhã IMAGO 2000, "Intolerance", o britânico Phil Mulloy, para a prospectiva do jovem realizador espanhol Javier Fesser e para o facto de, pela primeira vez na região, os filmes contarem com legendagem ao vivo. Uma empresa especializada estará na Covilhã de forma a que todos os filmes apresentados em inglês sejam traduzidos para português, os portugueses para inglês e todos os outros também para inglês. Em simultâneo com o Festival a organização promove, na Covilhã e em Castelo Branco, quatro workshops ligados ao cinema, dirigidos por nomes conceituados.


  Documentário sobre Amália em estreia europeia

A abertura e o encerramento do IMAGO 2001 marcam, desde logo, o carácter inovador que a organização pretende transmitir ao evento.
O arranque é dado com um clássico do cinema mudo, "O homem da câmara de filmar", de Dziga Vertov, musicado ao vivo pela Orquestra Sinfónica da EPABI e Coro Misto da Covilhã, a partir de uma partitura original do maestro Luís Cipriano. Quanto ao encerramento, conta com a estreia europeia do documentário "The Art of Amália", realizado por Bruno de Almeida. O filme é produzido nos Estados Unidos, onde o realizador português está radicado e reúne imagens do vasto espólio deixado pela diva do fado, bem como filmagens inéditas e uma introdução pelo "senhor world music", David Byrne.
Nesta sessão está prevista, também, a entrega dos prémios para melhor curta metragem, melhor jovem realizador, melhor curta metragem de animação e melhor curta metragem portuguesa, bem como a apresentação dos resultados alcançados pelos participantes nos workshops e uma homenagem especial ao actor Keir Dullea.