Por Ana Maria Fonseca


O primeiro dia de aulas ficou marcado pelo "luto" dos estudantes perante a política do Governo para a Educação

Esteve vestida de negro a entrada da UBI no dia que deu início às actividades lectivas para 2001/2002. À excepção dos alunos da UCP de Artes e Letras, e dos alunos que ingressam este ano pela primeira vez na UBI, cujo início das actividades lectivas será no próximo dia 1 de Outubro, os estudantes voltaram a preencher os espaços a eles dedicados. As salas de aula não registaram, por enquanto, grande afluência de alunos, mas em toda a universidade se nota a diferença: os estudantes reencontram-se com a UBI e com a cidade após a ausência propiciada pelas férias.
A Associação Académica da UBI aproveitou o regresso às aulas para marcar posição relativamente à actual situação do ensino superior, assinalando o primeiro dia de aulas com um "Luto pela Educação".
A entrada da UBI esteve revestida de negro, e num cartaz podia ler-se "Educação sem aposta, Portugal sem futuro". É este o mote da AAUBI, que promete não ficar indiferente à "constante desresponsabilização do Governo português", afirmam em comunicado à imprensa.
Com esta iniciativa, a associação dá o primeiro passo para uma série de "acções de formação e consciencialização da Academia para um problema que afecta todos nós", garantem. O calendário de actividades é vasto, dizem, e inclui "material interno, abaixo assinados, foruns de discussão e acções simbólicas". Um ano pleno em reivindicações académicas.

Novo calendário divide opiniões

Quanto ao novo calendário, as opiniões dividem-se. No entanto, para o Professor Luís Carrilho, "vivemos este ano, através do calendário, uma melhoria significativa de toda a estrutura escolar, em vários aspectos", defende.
Para aquele responsável, o objectivo do calendário, que entra em vigor este ano lectivo, será contribuir para o estruturar de "uma nova filosofia" no ensino. Na medida em que "encurta o período de exames" e "incrementa as férias escolares", o calendário das actividades lectivas poderá contribuir para apoiar uma aprendizagem que "tem de ser feita gradualmente", defende o vice reitor da UBI. "O exame não pode ser a meta do aluno. Eu sou apologista de que a aprendizagem deve ser realizada ao longo do ano. O exame deve ser interpretado como um recurso, e não como uma meta ou um fim em si mesmo", explica.
Além disso, "o calendário estruturado desta forma pode vir a encontrar-se com uma fórmula que dê ao docente e ao aluno um período de dois meses e meio, na altura do Verão, para dedicar, no caso do aluno, a um estágio numa empresa, por exemplo , e no caso dos docentes, esse tempo pode ser dedicado à investigação continuada, sem as preocupações de exames e aulas, como acontece durante o ano lectivo", refere Luís Carrilho.
De resto não são esperados, por Luís Carrilho, resultados imediatos da aplicação dos novos tempos lectivos: "Este calendário não é definitivo, mas é necessário arriscar de forma a descobrir o que melhor pode contribuir para o sucesso escolar dos alunos", defende. "Vamos ver como resulta e como é que alunos e docentes reagem", conclui.

  Calendário escolar para 2001/2002

A partir deste ano lectivo entra em vigor um novo calendário escolar diferente para as várias Unidades Cientifico Pedagógicas.
Na UCP de Artes e Letras, onde se registam as maiores alterações, todos os anos das Licenciaturas terão os mesmos horários. Para estes alunos as aulas começam no dia 1 de Outubro, tal como os caloiros que ingressem na UBI em primeira fase. Os exames de época de recurso regressam, nesta UCP, para o mês de Setembro. As UCPs das Ciências Sociais e Humanas, das Ciências Exactas e das Ciências da Engenharia mantém as duas épocas de recurso, em Fevereiro e Julho.
O período de férias do Natal foi aumentado para duas semanas.
Depois das férias, os alunos de Artes e Letras regressam para duas semanas de aulas antes dos exames de época normal que começam a 4 de Fevereiro.
As UCPs das Ciências Sociais e Humanas, Ciências Exactas e Ciências da Engenharia têm um semana de aulas após as férias do Natal e começam os exames de época normal a 21 de Janeiro.
Os alunos do primeiro ano de todos os cursos excepto os das UCPs de Artes e Letras terão uma semana de aulas após as férias de Natal e entram em exames de época normal a 29 de Janeiro.
A 15 de Fevereiro começam para os caloiros e para as restantes UCPs excepto as de Artes e Letras os exames de época de recurso. Para estes últimos o recurso passa para dia 2 de Setembro.