Vídeo promocional é um dos 120 seleccionados
Cybercentro no Festival Internacional de Cinema de Espinho

O Cybercentro está entre os 120 videos escolhidos para o conceituado CINANIMA, que se realiza entre 5 e 11 de Novembro. Paralelamente, na segunda-feira, 10, começaram a ser cobradas "taxas simbólicas" pela utilização dos equipamentos informáticos.


Por Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


O vídeo promocional do Cybercentro da Covilhã foi seleccionado para o 25º Festival Internacional de Cinema e Animação de Espinho (CINANIMA) a realizar entre os dias 5 e 11 de Novembro. Entre os 120 vídeos escolhidos, dos cerca de 500 que participaram, o Cybercentro participou na categoria "Genéricos e Spot Publicitário" e "Prémio Jovem Cineasta Português".
A ideia partiu de Telmo Martins, criativo do Centro. Da proposta à concepção do filme foram 15 dias. Nascia "Um clique para o Futuro", um trabalho todo ele feito em três dimensões e com muitos efeitos especiais à mistura. "Durante 15 dias foi um esforço muito grande da minha parte", desabafa Telmo Martins, o realizador. "Todos me diziam que aquilo estava bom, apesar de certas críticas que faziam". O filme, com 39 segundos de duração, "é uma breve viagem virtual ao interior de um computador e ao mundo tecnológico e informativo do Cybercentro da Covilhã", pode ler-se na sinopse. Simultaneamente, o trabalho feito evidencia a simplicidade do acesso à Sociedade da Informação. O esforço "valeu a pena" e ao vídeo foi reconhecida a sua qualidade por um júri internacional. "Estou muito contente e satisfeito", confidencia Telmo Martins.
Quanto às expectativas para este Festival, o jovem criativo é mais reticente, uma vez que este é o primeiro trabalho que realiza neste âmbito. No entanto, o optimismo e confiança no trabalho que desenvolveu é bastante: "É um trabalho que tem grande qualidade de, no minímo, ganhar a categoria em que está inscrito e talvez o Prémio de Melhor Animação". Agora só resta esperar para ver.

Taxas simbólicas em Setembro "sem razão em especial"

Taxas moderadoras do aluguer do equipamento começaram a ser cobradas no início desta semana no Cybercentro da Covilhã. Assim, o preço varia de 120 escudos - com IVA incluído - por módulos de meia hora, (como o uso de Internet) para estudantes e possuidores de cartão jovem. Já para o público em geral o preço é de 180 escudos, também em utilização de 30 minutos. "Os módulos de meia hora são mais aceitáveis, pois há pessoas que só vêm cá para ler o mail", explica o director executivo do Cybercentro, Ricardo Serra. Em relação à utilização de gabinetes de estudo e outros equipamentos, a cobrança será à hora, conforme o tipo de infraestrutura. "Estimulámos a utilização nestes dois meses e chegou a altura de aplicar uma taxa. Mas não há uma razão em especial", justifica o responsável daquele centro.
Neste momento, os trabalhos em curso prendem-se com o Festival Internacional de Cinema e Animação e o concurso de Fotografia Digital do Instituto Português da Juventude. Ao mesmo tempo e durante os próximos seis meses cerca de 14 pessoas recebem formação diária nos programas Word, Power Point, Front Page, nomeadamente. As novidades continuam com o desenvolvimento da página do Centro, "com características diferentes", avança Ricardo Serra. "Mas fica em segredo. Na devida altura fazemos a divulgação", explica.
Com um investimento de 240 mil contos, o primeiro Cybercentro do País representa uma aposta ganha. "O balanço é muito bom, superou as expectativas", afirma Ricardo Serra. Desde a sua abertura ao público, no dia 9 de Julho, já passaram pelo centro multimédia 740 utilizadores.