Carlos Salvado salienta que o festival do ano passado foi um êxito
Castelo Branco
Festival Nacional de música tradicional
Outras raízes no Cine-Teatro Avenida


O grupo Musicalbi irá também lançar um CD com 11 temas integrado nas comemorações do seu 18º aniversário.

Por Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


Castelo Branco, entre amanhã,15, e 13 de Outubro, vai receber a segunda edição do Festival Nacional de Música Tradicional. A realização do evento está nas mãos do Grupo de Música Popular de Castelo Branco (Musicalbi). O Festival conta com a presença, logo no dia 15, dos "Gaita Folia" de Lisboa e "Xarabanda", da Madeira. A 29 de Setembro os albicastrenses vão poder ver os "Mar de Pedra", de Vila Real e "Margens", dos Açores. O dia 6 de Outubro vai ficar marcado pela actuação das "Cantareiras" de Santo António das Areias e do grupo organizador, o "Musicalbi". Já no dia 13 de Outubro, desce o pano do Festival com a apresentação da "Ronda dos Quatro Caminhos".
A realização deste evento, segundo as palavras do presidente da Musicalbi, Carlos Salvado, deve-se ao facto de no ano passado o Festival se ter revelado um êxito: "A primeira edição foi bastante positiva, pelo que propusemos à Câmara Municipal a organização do Festival, tendo sido logo aceite", afirma o responsável. Ao mesmo tempo, a organização desta iniciativa pode contar com o apoio da Junta de Freguesia, Instituto Português da Juventude (IPJ), entre outros.
Paralelamente, o Musicalbi vai lançar "Entrelaços", um CD com 11 temas, trabalho integrado nas comemorações do seu 18º aniversário. O nome do disco está relacionado com os laços de amizade que o Grupo albicastrense foi criando ao longo de 18 anos de carreira. O Musicalbi conta, na elaboração deste disco, com a participação das "Adufeiras" do Rancho Folclórico de Monsanto, Carlos Guerreiro, Filipa Melo, Maria José Andrade e Né Ladeiras.