Por Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


Real, treinador- jogador do Teixosense tenta em vão interceptar a bola a um adversário

A segunda jornada do Nacional da III Divisão ditou o primeiro derby do distrito de Castelo Branco. Frente a frente, no Nuno Álvares Pereira, em Cernache do Bonjardim, o Vitória local recebe o estreante Teixosense.
António Real apresenta várias alterações no onze, em relação àquele que jogou com o Alcobaça para a Taça de Portugal. Apresentou uma dupla de centrais nova. Óscar (castigado em Alcobaça) e Pedro Dias são rendidos por Acácio e Caronho, que passa da esquerda para o centro, ficando o flanco entregue a Hélder Morais. No "miolo" entrou Ricardo e saíu Dário. E na frente, o atacante Xinai, que substituiu David, faz agora dupla com Mirandela.
O Teixosense entrou bem no jogo. Flanqueava o seu ataque e causava grandes perigos ao guarda-redes caseiro Quim. Real, na intermediária dos verde-negros colocava a bola nas costas da defensiva local para a mobilidade de Xinai e poder de drible de Mirandela. E por diversas vezes o perigo rondou a baliza do guardião local. Só que faltou a habitual concretização. Mirandela, Real e Costa que criaram as três melhores ocasiões de perigo na primeira parte, viram os seus remates passar a apenas alguns centímetros dos ferros adversários. Mas o Vitória de Sernache, muito forte fisicamente e apoiado por um público extremamente aguerrido, começava a responder.
A mobilidade de Chico, aliada à velocidade e drible de Reinaldo, causou muito perigo e ocasiões de golo iminente. Mas quando a defensiva Teixosense falhou, lá estava Hélder Cruz a justificar a sua qualidade.

Real expulso

Na segunda parte o Sernache subiu mais no terreno, teve mais posse de bola e dispôs de mais oportunidades de golo. Reinaldo continuava a semear perigo e por diversas vezes deixou o lateral esquerdo Hélder Morais para trás. Mas Nuno Caronho, na maioria das ocasiões fazia a dobra. E o guarda-redes Hélder Cruz evitava números mais preocupantes.
Aos 61 minutos o caso do jogo. Canto marcado do lado direito do ataque da equipa do Vitória de Sernache, a bola cai no meio da grande-área forasteira, Real e um adversário disputam a bola, sem que se vislumbrasse qualquer falta, mas o árbitro apita. A maioria dos jogadores locais começa a abandonar área, "pensando talvez que marcasse falta atacante", eis que o juiz da partida aponta a marca de grande penalidade, perante a incredulidade dos jogadores do Teixosense. Chico na conversão, estabelece o resultado final. O adjunto do Teixosense, Paulo Serra, faz entrar então nesta etapa complementar Toninho, Dário e David para os lugares de Tinhas, Ricardo e Xinai e a equipa ganha alguma estabilidade. Logo de seguida, David foge pelo centro do terreno mas remata forte contra o corpo de um adversário.
A cerca de dez Real numa disputa de bola com um jogador local perto do banco de suplentes dos locais, e perante grande "sururu" vê o segundo amarelo e o consequente vermelho. Com pouco tempo de jogo, esfumavam-se as esperanças do empate. O Vitória de Sernache foi a equipa que teve mais oportunidades de golo e mais posse de bola. No entanto o Teixosense praticou futebol para manter o nulo e, se não fosse o lance da estranha grande penalidade, talvez conseguisse o objectivo.
No próximo Domingo, dia 16, o Teixosense recebe o União de Tomar enquanto o Vitória de Sernache, agora na terceira posição com quatro pontos, visita o terreno do líder, o Estrela de Portalegre. A outra equipa daquela cidade alentejana, o Portalegrense, desloca-se, por sua vez, à Sertã para defrontar o conjunto local que, na última jornada, foi a Almeirim arrancar um ponto ao fim de 90 minutos sem golos.




  Domingo, 16, no Teixoso
David estreia-se com o União de Tomar

David, a mais recente contratação do Grupo Desportivo Teixosense, estreia-se, domingo, 16, no Campo Fernando Maia Campos, ao serviço da turma verde-negra.
O jovem de 24 anos de idade, extremo-esquerdo, vem do Benfica de Castelo Branco, depois de uma passagem pelo Sporting da Covilhã. É mais um trunfo para o "baralho" dos treinadores Real e Paulo Serra.