Primeiros estagiários de Língua e Cultura Portuguesas da UBI ficam na região
Ensinar pela primeira vez

Os primeiros estagiários de Língua e Culturas Portuguesas da UBI já foram colocados para o ano lectivo 2001/2002. Durante o próximo ano vão ensinar Português a alunos da Covilhã, Fundão e Guarda, pois ainda não têm habilitação para leccionar latim.

Por Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi

 

Os primeiros estagiários do curso de Língua e Cultura Portuguesas (LCP) da UBI já foram colocados com vista a leccionar no ano 2001/2002. Dos 23 alunos em condições de iniciarem o estágio curricular, todos ficaram em escolas da Covilhã, Fundão e Guarda. Consoante os lugares disponiveis indicados pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) e tendo em conta alguns critérios de selecção, entre eles o da classificação final, os alunos puderam inscrever-se. Ao mesmo tempo, foi-lhes dada a possibilidade de permutarem caso queiram ficar mais perto uns dos outros para trabalharem em conjunto. Segundo Antonieta Garcia, directora do Curso de LCP, os 23 alunos colocados vão só ensinar a disciplina de português, já que "não têm habilitação para ensinar latim".
Neste momento, uma vez que as aulas ainda não começaram, os estagiários andam em reuniões com os seus orientadores de estágio, preparam as aulas e planificam o calendário escolar. Mónica Sardinha é uma das primeiras estagiárias do curso que abriu hà quatro anos atrás. Vai ensinar Português A a uma turma do sétimo ano e outra do oitavo, na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda. Apesar de não se sentir apreensiva, está "um bocado nervosa pois é uma grande responsabilidade para com os alunos", confidencia."Mas a coisa vai correr bem", afirma Mónica Sardinha.