A Covilhã comemora a 20 de Outubro, 131 anos de elevação a cidade
Dia da Cidade
Autarquia homenageia covilhanenses




Por Ana Maria Fonseca


Foi em 1870, ou seja, há 131 anos que a Covilhã se tornou cidade. A 20 de Outubro de 1870, D. Luís I deu à Covilhã o título e prerrogativas de cidade.
Este ano as comemorações do dia da cidade têm uma componente cultural grande que se estende de 13 a 27 de Outubro. Neste dia serão homenageados 20 covilhanenses, personalidades que viveram e trabalharam na e para a cidade.
Durante a primeira semana haverá várias actividades no Oriental de São Martinho, entre as quais se realizará um colóquio subordinado ao Folclore e às suas raízes, nos dias 13 e 14 de Outubro.
Haverá ainda Teatro pela Sociedade Dramática e Recreativa Eborense, companhia que estará em palco na nova sede do Oriental de São Martinho com "A Ceia dos Cardeais". Também de Évora vem a exposição de fotografia "Encantos e Recantos da Covilhã e Évora" que estará patente no mesmo local.
O programa de dia 20 conta ainda com iniciativas de vária ordem como inaugurações, entrega de veículos adaptados e eventos culturais.
O arquivo municipal será inaugurado nesse dia, pelas 16h00, e antes serão entregues veículos adaptados e uma bicicleta a deficientes.
À noite no Teatro-Cine os covilhanenses poderão assistir a um espectáculo com Fernando Pereira.
Para dia 21 está agendado um almoço com funcionários da Câmara, onde serão homenageados aqueles que completam 20 ou mais anos ao serviço da cidade.
À tarde há um encontro e desfile de Folclore que acaba no Festival de Folclore que decorrerá no Teatro-Cine, onde se apresentarão oito grupos folclóricos.
Ainda no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, a 27 de Outubro serão entregues diplomas aos melhores alunos da cidade e bolsas de estudo, na Biblioteca Municipal. Durante a noite haverá, no Teatro-Cine, um encontro de coros.