Por João Alves
NC/ Urbi et Orbi


A estrada da Estrela recebe máquinas e pilotos a 5 e 6 de Outubro

É já nos próximos dias 5 e 6 de Outubro que se realiza na Covilhã a prova mais importante do calendário automobilístico da região, a Rampa da Serra da Estrela. Durante dois dias, pilotos e máquinas vão experimentar o sinuoso percurso de cheio de curvas apertadas, mas onde o espectáculo é presença assíduo. No entanto, o presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela, Jorge Patrão, lembra que a prova esteve em risco de se realizar. "Por algumas circunstâncias, a prova esteve praticamente inviabilizada. Era preciso recuperar o piso, mas neste Verão houve muitas dificuldades. Porém, com a colaboração de todas as entidades, vai ser possível
realizar a obra, que estará concluída antes do início da prova e encherá os olhos dos observadores que a Federação Internacional Automóvel (FIA) irá mandar cá. Vai ser colocado piso novo nos cinco quilómetros do traçado, que termina na zona do sanatório, e reforçada a colocação de rails de protecção".
A presença de observadores da FIA é um factor ao qual não será alheia a vontade da RTSE em colocar esta prova no Campeonato Europeu da modalidade. Para Jorge Patrão, já se deu um grande passo depois da Rampa ter sido "reconhecida a nível internacional. Mas o nosso sonho é pôr a prova no Europeu. Este ano já temos confirmada a presença de 25 pilotos espanhóis, algo importante para que o nosso sonho se concretize. Se o conseguirmos, para o ano teremos a prova na mesma data, ou seja, depois da Rampa em Oviedo (Espanha). Com esta proximidade, penso que as duas provas irão potenciar-se uma à outra". Quanto a nomes de pilotos portugueses, o responsável da RTSE prefere ainda não adiantar nomes e explica que tudo o que tenha a ver com o carácter técnico da prova, deverá ser tratado com a organização da mesma, que mais uma vez fica a cargo do Automóvel Clube de Portugal (ACP).