Ciências do Desporto organiza
Saúde e Cultura UBI

Por Ana Maria Fonseca

 

No âmbito do programa Saúde e Cultura UBI, o Departamento de Ciências do Desporto vai levar a cabo uma série de actividades que incluem programas de treino, uma exposição de Ciências do desporto e conferências.
O início das actividades está marcado para 1 de Outubro, altura em que fica patente ao público a exposição de Ciências do Desporto, subordinada ao conhecimento destas ciências. A mostra conta ainda com um laboratório de Optimização do Rendimento Desportivo e dirige-se a todos os que se encontram ligados à Universidade (docentes, alunos e funcionários). A exposição pode ser visitada entre os dias 1 e 4 de Outubro
O Departamento vai também levar a cabo uma série de actividades desportivas que incluem programas de treino acompanhados e adaptados às necessidades pessoais, conhecimento de si no sentido de uma consciencialização das capacidades individuais e sua rendibilização e um espaço de sociabilização.
Estas actividades terão lugar nas instalações do Departamento de Ciências do Desporto às Terças e Quintas feiras, divididas em dois turnos, das 12h45 às 13h45 e das 17h00 às 19h00. Também esta acção se dirige à esfera universitária, nomeadamente, docentes, alunos e funcionários e terá início a 9 de Outubro. Quem estiver interessado em frequentar estas actividades, cujas vagas são limitadas, deve dirigir-se ao secretariado do Departamento de Ciências do Desporto.
Terão ainda lugar várias conferências previstas para os dias 1, 2 e 3 de Outubro.
No dia 1, o Prof. Doutor Kelo Correia da Silva, Prof. Catedrático da Faculdade de motricidade humana de Lisboa falará sobre a "Síntese de padrões motores do membro superior optimizados para aplicações em design ergonómico". No dia seguinte, 2 de Outubro também Kelo Correia da Silva debaterá a "Aquisição de dados cinemáticos de exercícios motores humanos e sua interpretação através do modelo segmentar tridimensional". Ambas as conferências vão realizar-se pelas 15h30 no anfiteatro 1 da UBI.