Por Ana Maria Fonseca


Enquanto as instalações da Faculdade de Ciências da Saúde, junto ao Hospital, não estão prontas, as aulas de Medicina decorrerão no Bloco VI

O primeiro dia de aulas, 1 de Outubro, ficará marcado pela cerimónia oficial de apresentação da Licenciatura em Medicina que decorrerá nas instalações provisórias da Faculdade de Ciências da Saúde (Bloco VI). À recepção de boas vindas aos alunos de Medicina, presidirá o Reitor da UBI, Santos Silva.
A cerimónia conta ainda com a presença de várias entidades, entre as quais se encontra o Primeiro Ministro, António Guterres, embora a sua presença não esteja ainda confirmada. Os professores que leccionarão no primeiro ano, representantes de Ministérios e autarquias regionais, bem como responsáveis de vários Hospitais da Região darão também as boas vindas aos futuros médicos formados na UBI.
Depois da solenidade espera-os uma semana de preparação para o modelo pedagógico que seguirão durante a Licenciatura, caracterizado essencialmente por uma avaliação de continuidade, e pelo teor prático que pautará toda a formação, um modelo inovador, diferente dos modelos adoptados nas restantes Licenciaturas da UBI.
Uma semana em que têm à sua espera um conjunto de actividades que os vai "ajudar a adoptar este modelo", refere Manuela Campos, da Faculdade de Ciências da Saúde. Será uma semana de formação relativa à "metodologia de ensino que vamos adoptar", esclarece. "Vamos prepará-los para este modelo".
Logo na manhã de Segunda feira, 1, os alunos de Medicina são convocados a assistir à apresentação da Faculdade de Ciências da Saúde que incluirá uma apresentação da licenciatura e uma explicação da orgânica de funcionamento da mesma.
Os alunos serão também distribuídos por grupos onde lhes serão atribuídas as funções a desempenhar durante os próximos meses. Segue-se uma visita às instalações da Faculdade e pela tarde , às 15h00, a licenciatura será apresentada oficialmente, ao que se segue a recepção de boas vindas.
Durante o resto da semana os alunos vão adaptar-se à nova realidade e realizar alguns exames, de Inglês e conhecimentos gerais "para sabermos qual é o ponto de partida e analisar a sua preparação", explica Manuela Campos.
Terão também alguma formação informática, uma vez que será necessário, durante a licenciatura, trabalhar com as novas tecnologias.

Informações sobre a Licenciatura em Medicina