Semana de matrículas para os caloiros
Mais de 100 vagas ficam por preencher

Dos mais de 800 alunos que ingressaram na UBI, só pouco mais de 700 vieram proceder à sua matrícula, durante a passada semana. A UBI fica assim com mais vagas disponíveis para a segunda fase de acesso, cujos resultados saem a 29 de Outubro.

Por Ana Maria Fonseca



Apenas cinco licenciaturas receberam as matrículas de todas as vagas preenchidas. As restantes licenciaturas da UBI ficaram com mais vagas disponíveis para a segunda fase de acesso.
Casos há de alunos que não fazem a matrícula, ignorando que assim ficam impedidos de se matricularem em qualquer outra instituição pública de ensino superior.
Por outro lado, há casos de alunos que fazem a sua matricula na UBI, mas já a pensar nos resultados da segunda fase de candidaturas e na possibilidade que esta traz de ingressar noutro estabelecimento de ensino superior. As razões prendem-se muitas vezes com a possibilidade de ingressar num estabelecimento mais próximo da residência dos estudantes.
Os resultados da segunda fase de candidaturas são revelados a 29 de Outubro.
Só nas Licenciaturas de Engenharia Electrotécnica, Física e Química (Ensino), Medicina, Engenharia de Produção e Gestão Industrial, Química Industrial e Engenharia Mecânica, todos os alunos que entraram fizeram a sua matrícula na UBI.
Na Licenciatura em Engenharia Informática entraram 61 caloiros e só 54 procederam à inscrição na UBI. Em Ciências do Desporto, matricularam-se 48 alunos e entraram 70. Em Economia ficaram por matricular três alunos.
Design Multimédia recebeu 23 dos 30 alunos que entraram na UBI, Design Têxtil e Vestuário 20 dos também 30 alunos que entraram e Sociologia registou 33 das 44 colocações. Em Filosofia entraram 30 caloiros, e vieram fazer a sua inscrição à UBI 27. Em Psicologia há 23 das 30 vagas preenchidas.
Em Ciências da Comunicação entraram 45 caloiros, mas só 35 procederam à matrícula e em Gestão apenas 62 dos 74 alunos que entraram na UBI se matricularam. Na Licenciatura em Língua e Cultura Portuguesas faltaram duas inscrições, e em Matemática, uma, bem como na licenciatura em Optometria e Optotecnia (Física Aplicada) e em Engenharia Electromecânica.
Engenharia Civil registou 52 matrículas das 56 vagas preenchidas. Em Engenharia Química foram 11 os novos alunos que se matricularam, dos 14 que ingressaram na UBI e em Engenharia Têxtil matricularam-se seis, dos nove que entraram. Em Engenharia Aeronáutica matricularam-se 15 dos 18 alunos que ingressaram na UBI.
Bioquímica registou 42 inscrições das 50 vagas preenchidas, enquanto nas novas licenciaturas em línguas, Português-Inglês e Português-Espanhol ficou um aluno em cada uma destas licenciaturas por se matricular.
Alargam-se deste modo, as hipóteses dos alunos candidatos na segunda fase de acesso ingressarem na UBI.