Por Sónia Torres


A arte ligada à informática esteve presente no espectáculo "Bodyrithmic" que mostrou os dois trabalhos vencedores do concurso "Jovens Criadores 2000"

Decorreu, no passado sábado, 6, numa discoteca da região (& companhia) a abertura da VI edição do Art'Ubi- Mostra de Artes na Universidade da Beira Interior, organizado pela associação académica da universidade.
A abrir a programação para o mês de Outubro esteve 'Bodyrythmic', um evento virado para as 'novas tecnologias como também para as diferentes formas de comunicar' assegura Ricardo Abreu, responsável pelo Art'ubi.
Desta forma, diz a organização, 'a aposta na arte da informática recai no sentido de dar força às novas formas de expressão' contribuindo para
sensibilizar o público para a arte que existe em qualquer computador, como também para enriquecer o seu conhecimento nesta área.
Os dois trabalhos seleccionados foram os vencedores do concurso 'jovens
criadores 2000' e foram exibidos em grande plano a um público vasto,
mostrando a arte de uma outra forma.
Imagens originais, feitas através do computador, foram projectadas ao longo da noite numa tela gigante, acompanhadas por uma música adaptada captando a atenção (ou não) das muitas pessoas que estavam presentes.





Seis anos de arte na Beira Interior

 
Todos os anos o Art'ubi tem como objectivo 'proporcionar aos residentes na Covilhã, bem como aos recém chegados (caloiros), uma mostra cultural apoiada nas diversas artes, contribuindo também para a integração dos novos alunos nos eventos académicos' assegura Ricardo Abreu.
Este ano, a Mostra de Artes na Universidade da Beira Interior comemora o seu sexto aniversário e apresenta um programa artístico variado. O público poderá desfrutar, durante todo o mês, de diversas manifestações artísticas, sejam elas a dança, a música, o teatro ou o cinema (curtas-metragens).
Para complementar o certame, existem algumas exposições direccionadas para um público mais específico. Ricardo Abreu avalia a programação como 'bem conseguida'.