Por Ana Filipa Fernandes


O músico Sérgio Pelágio, autor do Net-Arte, apresentou um projecto que permite aceder a diferentes trabalhos artísticos através da net concedendo-lhes desta forma, visibilidade

Na passada quinta-feira, pelas 19 horas foi apresentado publicamente o Net-Arte, a Estação das Produções Real-Pelágio, da autoria de Sérgio Pelágio.
Com esta iniciativa pretende-se mostrar aos interessados trabalhos interactivos criados para a Net, por artistas de diferentes áreas. O objectivo principal da Estação é testar as potencialidades da Internet, entendida como um novo tipo de "palco", e ao mesmo tempo proporcionar a vários criadores um primeiro contacto com aquele meio.
Sérgio Pelágio, músico, confessou que este tipo de projectos é bastante útil para desenvolver novas técnicas a utilizar noutros áreas, como a música, por exemplo. Daí que os aconselhem para os mais variados tipos de actividade.
No entanto, este tipo de iniciativas são muito reduzidas no nosso país. Existe apenas uma associação, segundo nos informou Sérgio Pelágio, que produz de projectos do género. "Este é um contributo essencial para que, cada vez mais, as pessoas tenham contacto com este tipo de ferramentas e as saibam utilizar cada vez melhor", afirmou o músico. Manusear bem a Internet, hoje, é sem dúvida um bem inestimável.
Os interessados nos projectos poderão encontrar este e outros trabalhos no site http://www.estação01.com das Produções Real-Pelágio. Aqui encontrarão projectos divertidos e bastante originais de alguns artistas das artes plásticas, da música, da dança, entre outras actividades. Os jogos também não foram esquecidos. Brincadeiras simples e bastante leves para que possam ser descarregados para o computador de qualquer um sem que se tornem demasiado pesado.
A Net-Arte está inserida num leque bem recheado de apresentações dos Encontros de Dança da Covilhã que se estrearam no passado dia 2 de Outubro e que são uma iniciativa do CENTA (Centro de Estudos de Novos Talentos).
Graça Passos, elemento da organização destes Encontros, afirma que "os Encontros de Dança apresentam uma ínfima parte do melhor que os coreógrafos independentes têm produzino no país". Pelos Palcos do Teatro das Beiras e do Teatro-Cine da Covilhã passaram e continuarão a passar nomes conhecidos do público: Filipa Francisco, Rui Nunes e Miguel Pereira. "Estão aqui unidos pela ironia e pelo humor com que trabalharam as peças apresentadas", declarou Graça Passos. Estes Encontros tiveram honras de abertura com "Riso" de Filipa Francisco. Peça para cinco intérpretes que explora o humor e a energia espontânea que existe em situações absurdas ou descontextualizadas. No dia 4 foi a vez de Rui Nunes com "Ultra-light", expondo o "glamour, a pose, a extravagância de cada um se expor ao máximo, brilhar entre os demais".
Até ao dia 11 do corrente mês, os espectáculos continuam, distribuídos pelo Teatro das Beiras e pelo Teatro-Cine da Covilhã.