NC/ Urbi et Orbi


Os aficionados das pistas de terra podem assistir ao Europeu de Autocross até Domingo, 7, na pista do Lanço Grande

Começa na Sexta feira, 5, na Pista do Lanço Grande (Euro-circuito), em Castelo Branco, uma prova de autocross a contar para o Campeonato Europeu da especialidade. O evento estendeu-se até Domingo, 7, e foi organizado pela Escuderia albicastrense. Trata-se de uma competição dividida em várias corridas de diversas categorias onde, segundo os responsáveis, "é impossível determinar vencedores antecipados".
Depois das verificações administrativas e técnicas que decorrem hoje, explica António Sequeira, directora da prova, "a tarde de sábado começa com uma sessão de treinos livres, altura em que os pilotos vão tomar o primeiro contacto com o traçado da pista". O dia termina com duas sessões de treinos cronometrados para as diferentes divisões e ainda para o Kartcross, que também está presente na competição, como "corrida de contorno ao Europeu".
No domingo, o dia começa com o aquecimento de todas as divisões, as habituais mangas de qualificação e o desfile de pilotos antes das esperadas finais, que estão marcadas para as 17 horas. Um programa onde se antevê muita disputa e emoção, tanto nas divisões 1 e 3, como na espectacular 3A onde Denis Engel, Vaclav Fejfar e Vitor Turek estão separados por apenas cinco pontos após oito das 10 provas previstas no calendário para 2001.
Inserido no programa, vai decorrer uma corrida do Nacional de Kartcross, onde Nélson Rocha (campeão em título), é o principal candidato à vitória. De qualquer modo, o automobilista não vai poder descansar, uma vez que à espreita de um deslize estão pilotos como Adriano Ribeiro, Nuno Carreira ou mesmo o beirão Vítor Santiago que se desloca de Belmonte para tentar uma vitória em casa. Para além deste jovem piloto, a Escuderia de Castelo Branco conta ainda, nesta categoria, com Licínio Reis, José Carlos Pinheiro.