Por Céu Lourenço
NC/ Urbi et Orbi



Carisa Marcelino, natural da freguesia de Escalos de Baixo e aluna do Conservatório Regional de Castelo Branco, vai ser a representante de Portugal, na categoria de Juniores, na Taça Mundial de Acordeão, que decorre entre 24 e 28 deste mês em Londres, Inglaterra.
Actualmente campeã nacional, Carisa conta que a paixão pelo acordeão começou "por influência de um familiar que toca acordeão. Com ele aprendi o básico, várias músicas, até aos 10 anos de idade, altura da minha entrada no Conservatório". Carisa faz também parte do elenco de músicos da Orquestra Típica Albicastrense (OTA), mas confidencia que prefere música clássica. Mas "isso não impede de gostar dos temas da OTA, que são de enorme valor".
Quanto à sua participação na Taça Mundial, a jovem refere ser uma honra representar Portugal e promete dar o melhor contributo, com o aliciante de "ser uma experiência nova, que sempre nos enriquece" afirma a jovem albicastrense. E adianta que "não pretendo ser vedeta. Os concursos é que são uma meta a atingir". Carisa mostra também satisfação pela "evolução" do curso superior de acordeão que o Conservatório Regional está a levar a cabo, "contribuindo para que as pessoas gostem mais de acordeão".