Por Ana Maria Fonseca


Organizadas pelo Departamento de Ciências da Educação da UBI vão realizar-se, no dia 17 de Outubro as segundas conversas sobre Educação.
A iniciativa conta com várias actividades que começam às 9h00 da manhã e se prolongam por todo o dia.
Entre sessões temáticas, debates, uma feira do livro e uma exposição permanente de trabalhos, os participantes podem ainda assistir a um recital de poesia pelos alunos da licenciatura em Língua e Cultura Portuguesas, a realizar no fim do encontro.
Os objectivos do certame passam por constituir um contributo para o desenvolvimento de competências de comunicação dos futuros professores.
Pretende-se ainda fomentar o intercâmbio entre os alunos das Licenciaturas em Ensino e a comunidade educativa e contribuir para a partilha de experiências educativas entre os estudantes da academia.
Os trabalhos realizados pelos alunos no âmbito de algumas disciplinas das Ciências da Educação serão também divulgados de forma a estimular a criatividade e competências de investigação, essenciais para a actividade docente e a curiosidade científica.


Programa

 
9.00 - Sessão de Abertura com a presença de
Santos Silva, Reitor da UBI, Maria de Fátima Simões, presidente do Departamento de Ciências da Educação (DCE), Maria da Graça Esgalhado, docente do DCE, José Miguel Oliveira, presidente da AAUBI, entre outros representantes das licenciaturas da UBI possuidoras da vertente de ensino.

9.30 - Bloco Temático I-A
Novas Áreas Curriculares
10.30 - Intervalo
11.00 - Bloco Temático II-A
Aprendizagem Cooperativa
12.00 - Debate
Moderador: Alexandre Costa - Física Ensino
12.30 - Pausa para almoço
14.00 - Bloco Temático I-B
Novas Áreas Curriculares
15.00 - Bloco Temático II-B
Aprendizagem Cooperativa
16.00 - Intervalo
16.30 - Debate
Moderadora: Cláudia Nunes- Matemática Ensino

17.00 - Recital de poesia
Alunos da Licenciatura em Língua e Cultura Portuguesas
17.30 - Encerramento