Por Ana Maria Fonseca


Perante um auditório repleto, Kelso Silva apresentou um equipamento que permite simular o movimento humano

Kelso Silva apresentou na passada Quarta feira, 3, a um auditório lotado de alunos e docentes de Ciências do Desporto, um software que simula o que acontece em termos de movimento do corpo, quando uma pessoa executa uma acção.
Tentar perceber qual é "a evolução das variáveis que estão envolvidas no movimento das diferentes partes do corpo" foi um dos objectivos que levou à concepção deste equipamento, esclareceu Kelso Silva, principal criador do software. O modelo pode ser utilizado pelo Departamento de Ciências do Desporto, uma vez que constitui "uma mais valia na percepção do esforço exercido e energia despendida em cada acção executada", ressalva.
Descobrir o que é mais importante para "considerar sobre as várias partes da anatomia e fisiologia e estudar mais profundamente os fenómenos pode ajudar os métodos de treino e execução", salienta o investigador. Assim, "Há uma maior compreensão dos fenómenos biomecânicos relacionados com as execuções motoras no desporto".
O software apresentado reproduz os movimentos das principais estruturas do corpo, nomeadamente do esqueleto e dos músculos. O programa simula as alterações do corpo na passagem de uma posição para outra, constituindo uma trajectória que "pode depois ser animada a partir do tempo que leva a executar determinado movimento", explica.
"Neste software há uma aproximação grande entre o representado, que é antropomórfico, e a execução que a pessoa realiza", sublinha.
Para o desenvolvimento deste projecto contribuíram alguns estudos já efectuados, relativos ao movimento e à sua fisiologia nos quais os investigadores se basearam.
O projecto foi desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência em colaboração com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
Kelso Silva mostrou-se encantado com o Departamento de Ciências do Desporto, nomeadamente com o tipo de formação que os alunos desta licenciatura obtêm, direccionada "não só para a prática desportiva, mas também para o campo social, o que é muito importante nos dias de hoje", conclui.




Percurso de um investigador

 
Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, trabalhou durante vários anos na indústria electrónica.
Posteriormente trabalhou durante alguns anos ainda na indústria electrotécnica em Inglaterra.
O seu interesse pela Biologia, que nutriu desde sempre, levou-o à Fundação Calouste Gulbenkian.
Doutorou-se no Instituto Gulbenkian de Ciência em Biofísica.
Lançou o Laboratório de Biomecânica desta instituição pelo qual foi responsável até 1997.
Leccionou na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
Desenvolveu sempre uma actividade de aplicação dos métodos matemáticos na descrição de fenómenos, de biologia e biofísica em particular.