Entre 15 e 17 de Outubro, em Lisboa
Rumos da Sociedade da Comunicação


Debater os caminhos para onde ruma a sociedade da comunicação é o ponto de partida para a segunda edição do congresso da SOPCOM que reúne vários nomes notáveis na área da comunicação social.

Por Ana Maria Fonseca

 


A segunda edição do congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) realiza-se este ano na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa e conta com a participação de vários nomes consagrados da área da comunicação social, entre os quais se encontram docentes da UBI.
Para onde caminha a sociedade da comunicação é a principal questão em debate no encontro deste ano.
António Fidalgo, José Manuel Santos e Manuela Penafria, docentes do Departamento de Comunicação e Artes representam a UBI num encontro onde serão apresentadas várias propostas e debatidas formas de encarar o presente e o futuro da comunicação social.
Entre apresentações, debates e sessões temáticas, os participantes terão ainda oportunidade de assistir a conferências protagonizadas por docentes de instituições estrangeiras como é o caso de Armand Matellart, da Universidade de França 8, Jerry Kitzinger da Universidade de Brunel (Reino Unido), Enrico Bustamante da Universidade Complutense (Espanha) e Peter Golding, da Universidade de Loughborough (Reino Unido).
Os docentes da UBI apresentam também alguns temas ao congresso, cabendo ao Professor António Fidalgo a coordenação do debate "Tendência e Políticas da Sociedade da Informação" e, em parceria com Graça Simões da Universidade Nova de Lisboa a exposição do tema "Comunicação e Novas Tecnologias".
A apresentação de José Manuel Santos, presidente do Departamento de Comunicação e Artes, versará sobre "Ética e Comunicação".
O congresso conta ainda com a participação de nomes como José Bragança de Miranda, José Manuel Paquete de Oliveira, presidente da SOPCOM, Eduardo Prado Coelho e Francisco Pinto Balsemão, entre outros.
Nas sessões de abertura e encerramento estarão presentes o secretário de Estado da Comunicação Social, Arons de Carvalho, o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, a presidente do Instituto da Comunicação Social, Teresa Ribeiro, o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Luís Magalhães e o Ministro da Educação, Júlio Pedrosa, entre outros.

Aceder ao site do congresso da SOPCOM