II Divisão Distrital
Belmonte vence "derby "concelhio

Por João Alves
NC/Urbi et Orbi

 

A União Desportiva de Belmonte venceu no domingo, em casa, o rival concelhio Cariense, por três bolas a zero e lidera invicto, só com vitórias nas três jornadas disputadas, a segunda divisão distrital da Associação de Futebol de Castelo Branco.
Num "derby" concelhio que voltou a levar muita gente ao campo do Belmonte, como há muito não se via, a equipa da casa, moralizada pelas duas vitórias nas primeiras jornadas, tomou logo conta do jogo. O Cariense, só com derrotas até ao momento, mostrava vontade de inverter o rumo dos acontecimentos, embora sem criar grande perigo nos minutos iniciais. Apesar de se jogar mal, o Belmonte iria inaugurar o marcador à passagem do quarto de hora, após a marcação de um canto por Borrego, com o central Pedro Costa, ao segundo poste, de cabeça, a violar pela primeira vez as redes à guarda de Marco. O Cariense reagiu e por duas vezes, em lances de contra-ataque, poderia ter igualado o marcador por intermédio de Tomé (ex-Teixosense), mas o guarda-redes do Belmonte, Nuno Morais revelou sempre muita atenção. Porém, perto da meia hora de jogo, e de novo através de um canto apontado por Borrego, o veterano Fernandito, dentro da área, faria o dois a zero, a vantagem que o Belmonte levou para o balneário com inteira justiça.

Cariense lança dois avançados

Na segunda parte, o treinador do Cariense, Evaristo, procedeu a algumas alterações na equipa. Fez entrar mais dois avançados, Arménio e Jacó, mas as oportunidades de golo continuavam a não surgir. O Belmonte, sem jogar bem ia gerindo o resultado, não descurando a hipótese de lançar venenosos contra-ataques para o meio campo contrário. E foi num desses lances que Patrício, surgiu isolado frente a Marco para apontar o três a zero. Depois, como não podia deixar de ser neste clássico do futebol distrital, assistiu-se a alguns lances mais duros, quezílias entre os jogadores e alguns foras de jogo mal apontados pelo árbitro da partida. Num desses lances, o guarda-redes suplente do Belmonte, Vicente, seria expulso por protestos. A finalizar a partida, o Belmonte poderia ter feito o quarto golo, mas Patrício atirou a bola ao poste.
O resultado é justo, já que o Belmonte, apesar de não ter feito um grande jogo, foi sempre a equipa mais entrosada e que mais fez pela vitória. O Cariense demonstrou porque é que ocupa o último lugar, ainda sem pontos. É uma equipa jovem, que ainda necessita de muito trabalho para poder vingar num campeonato cada vez mais competitivo.
Quanto aos outros resultados da jornada, destaque para a terceira vitória do São Viicente da Beira frente ao Cebolais (2-1), que ocupa o primeiro lugar, a par com o Belmonte, com nove pontos. A Boidobra perdeu pela segunda vez, desta feita em casa frente ao Salgueiro do Campo (4-5), e o Carvalhense venceu no seu campo o Escalos de Baixo por 2-1. Os Escalos de Cima golearam a Soalheira por 5-2 e o Vales do Rio perdeu em casa por 3-0 frente à Atalaia do Campo.