Pinharanda Gomes publica trabalho
A Educação Feminina na Guarda

NC/Urbi et Orbi

 

O ensaísta Pinharanda Gomes, natural do concelho do Sabugal, acaba de publicar mais um trabalho sobre a Guarda, em especial sobre a "Educação Feminina" nesta cidade.
"Quem tenha o amor da história e da vida da Guarda e da sua região, e acompanhe o aparecimento de publicações relativas, decerto não estranhará que o autor lhe proponha mais este tema, o da Educação Feminina na Guarda". As palavras são do próprio Pinharanda Gomes, na advertência que faz ao leitor.
O autor explica que o estudo deste tema foi incentivado pelo facto de ter verificado "alguma confusão acerca do Colégio de Nossa Senhora de Lourdes, que alguns eruditos julgam ser apenas um, mas que de facto foram dois", esclarecendo que o trabalho agora editado "constituiu uma excelente oportunidade para uma abordagem à vida cultural, educacional e cívica da cidade, num período tão alongado quanto o que decorre entre 1904 e 1972".
Depois de fazer notar que o propósito desta obra foi "ilustrar apenas os dois colégios de Nossa Senhora de Lourdes", Pinharanda Gomes sublinha que é "iniludível o facto de a educação feminina na cidade ter sido, nos seus momentos mais altos, iniciativa da Igreja, da Diocese e das Congregações que aceitaram os reptos em diferentes épocas".