"Ao vivo no Orfeão de Leiria"

Os New Naked Soundz (NNN) transmitem desde logo a quem os ouve uma certeza: "eles vão ser grandes". Grandes não num sentido mainstream, pois é evidente que este trio leiriense não faz música que lhes garanta passagens pelos tops, ou sequer airplay radiofónico. Nada disso. Os NNN vão crescer naquele circuito dos melómanos. Daquela malta que por necessidade quase fisíca precisa de estar um passo à frente de todos os outros, de descobrir a última sensação alternativa, de sentir aquele friozinho na barriga a cada acorde.
E é precisamente isso que a banda de João Nabo (guitarra e maquinaria), Filipe Rocha (baixista e ex-baterista dos extintos Phase, também de Leiria) e João Tiago Barra (bateria) provoca. Um misto de incredulidade (porque a música deles só tem paralelo com o que têm vindo a fazer projectos normalmente associadas ao movimento pós-rock, como os essenciais Tortoise, ou, com mais propriedade neste caso, os The Sea and Cake) e excitação (porque quando se sente a guitarra de João Nabo a navegar, doce e ondulante, por entre irrepreensíveis texturas rítmicas de matriz altamente jazzística, é-se imediatamente transportado para outra dimensão). No som dos New Naked Soundz não há espaço para vozes e não é preciso. A guitarra, com a sua sonoridade cósmico-espacial de efeito lounge, fala com o baixo com uma naturalidade assustadora. Este, por sua vez, nem precisa de falar com a bateria, tal é a cumplicidade pop. O ambiente é, por isso, absolutamente cativante, inovador, viciante e criativo. Com abordagens grandiosas ao reggae, à bossa, mas também às guitarradas quase épicas do indie-rock de finais dos 80's, princípios dos 90's ("Sweet Insomnia", por exemplo, que faz parte do disco gravado em concerto no Orfeão de Leiria).
Neste momento com um "ao vivo" gravado e um CD - single disponível para venda, a banda leiriense, com pouco mais de um ano de existência, tem já alguns espectáculos no currículo, entre os quais a actuação no palco secundário do Sudoeste 2001 (em que contaram com a colaboração do trompetista dos Cool Hipnoise, Nuno Reis, e do percussionista José Carlos) e várias performances na zona de Leiria, Lisboa, Aveiro e Coimbra. Agora os rapazes querem "atacar" o Interior (contacto: 96 563 29 45 ou newnakedsoundz@hotmail.com) e espalhar por estas bandas o perfume de temas como "Bocadillo", "Chuva", ou "Swing de Ipanema". Não os deixem passar ao largo, porque eles, definitivamente, vão ser grandes.

por sérgio felizardo