Por Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Em Novembro, os técnicos de restauraç
ão regressam para os trabalhos finais


Os trabalhos de restauro do tecto da Casa das Morgadas, onde está instalada a sede do Partido Comunista da Covilhã, estão a decorrer desde a última semana. Maria da Conceição Viana, técnica de restauração a trabalhar no local, explica: "Estamos a proceder à limpeza do tecto que está cheio de cromalaca, uma substância cor de laranja, de forma a poder mostrar as cores originais das pinturas". O tecto da Casa das Morgadas "tem representados quatro continentes e cada canto tem pinturas alusivas a esses quatro continentes", declara a profissional de restauração.
No momento, os trabalhos estão voltados para a remoção da camada cromática. Dentro de duas semanas, os técnicos vão voltar pois "este não vai ser um trabalho contínuo, mas sim interrompido. Os períodos de secagem também são muito importantes, porque não se pode dar camadas de protecção com os dissolventes usados no levantamento", justifica Conceição Viana.Os trabalhos envolvem uma equipa de cinco técnicos especializados, que utiliza solventes orgânicos, testados conforme o tipo de sujidade.
Em relação à Capela, adjacente ao edifício, Maria da Conceição Viana afirma ser verdade que se vai proceder a obras de arranjo. Mas "neste momento só nos pediram para fazer um orçamento".
Recorde-se que a existência destes painéis pintados em madeira e atribuídos a um autor anónimo dos finais do século XVI / princípios do século XVII, foi levada ao conhecimento de Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) em Junho de 2000. A 21 de Maio de 2001, Armando Morais, do PCP, e Jorge Patrão assinaram um protocolo de recuperação e integração dos caixotões do tecto da Casa das Morgadas na rota turística dos Descobrimentos da Serra da Estrela. As despesas de restauro ficaram orçadas em 13 mil contos, o que levou a que a RTSE elaborasse uma candidatura ao Programa Comunitário de Incentivo. Depois de finalizados os trabalhos de recuperação, o público terá a possibilidade de visitar um exemplar único de pintura profana na região.