III Divisão -Teixoso no "lamaçal" da carangejeira
Ao equilíbrio faltou a divisão de pontos

Por Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi

 

Sob uma chuva diluviana e o pelado muito enlameado decorreu a maior parte do jogo entre o Caranguejeira e o Teixosense. Na primeira parte, a turma beirã conseguiu equilibrar as operações e desfrutar até de duas boas oportunidades para marcar. Na primeira, aos 23 minutos, Costa escapa-se pelo lado esquerdo e remata forte. Nélson defende com dificuldade mas a recarga não apareceu. Uma dezena de minutos passados e, numa das melhores jogadas do Teixosense, Real desmarca Ricardo pelo lado esquerdo. O médio centra rasteiro para o miolo da pequena área onde aparece Dário. Mas o remate sai fraco à baliza de Nélson.
O Caranguejeira tentava tomar conta do jogo e empurrava os forasteiros para a sua grande área, mas a defensiva do Teixosense, muito certa, não permitia grande perigo. Destaque, neste sector, para Pedro Daniel que, no franco direito, não deu hipóteses aos adversários que lhe apareceram no caminho.

Chuva em abundância, golos em escassez

Na segunda parte o perigo começa a rondar mais a baliza de Hélder Cruz. Marco Aurélio, ao segundo poste do Teixosense, falha escandalosamente o golo. Depois é Kai-kai que aparece isolado e obriga o guardião do Teixoso a uma grande intervenção. Aos 21 minutos, no entanto, surge o golo do Caranguejeira. Centro do lado direito do ataque, a defesa do Teixosense alivia para perto e Ricardo, de primeira, inaugura o marcador. O golo premiava o maior domínio caseiro.
O Teixosense não se deixa abater e parte em busca da reposição da igualdade. A frente de ataque é alargada com a entrada de Xinai e David para junto de Mirandela, e a equipa do Teixosense começa a equilibrar mais o jogo. Mas o "onze" da casa acerca-se com mais perigo à baliza de Hélder Cruz. Os beirões tentam sacudir a pressão, mas as investidas perdem-se no terreno enlameado.
Nos últimos 10 minutos o Teixosense andou mais perto da área do Caranguejeira, que havia recuado para defender o resultado. Acácio podia isolar Xinai, mas remata frouxo à figura de Nélson. De seguida é o mesmo Xinai que, liberto de adversários, remata forte mas à figura de Nélson. E quase a acabar o desafio, é mais uma boa intervenção do guardião da Caranguejeira que "rouba" o golo a Óscar. No próximo jogo o Teixosense, recebe no Maia Campos a equipa do Riachense, na 13ª posição, e vai tentar acabar com oi ciclo de derrotas consecutivas, que já vai em três.

Sernache e Sertanense com desfechos diferentes

Com o resultado obtido na Caranguejeira, a turma do Teixoso desceu, pela primeira vez neste canmpeonato, abaixo da linha de água. Os pupilos de Tó Real soma seis pontos e têm que regressar às vitórias para não se atrasarem na corrida pela manutenção. Com apenas mais um ponto, mas quatro posições acima, o Vitória de Sernache conseguiu à passagem da sexta jornada do Nacional da III Divisão, a vitória mais expressiva da temporada. Os beirões receberam e venceram o conjunto de Alqueidão da Serra por três bolas a zero, numa partida em que marcaram tantos golos como nas cinco jornadas anteriores. Na próxima jornada o adversário é de "respeito". O conjunto de Carlos Coelho viaja até Miranda do Corvo, cuja equipa ocupa a sétima posição na tabela.
Menos bem mas, ainda assim, melhor classificado (9ª posição), o Sertanense foi à Lourinhã perder por duas bolas a uma. Na próxima jornada a equipa da Sertã recebe o terceiro classificado, o Portomosense.