NC/Urbi et Orbi


O ministro da Cultura não faltou à assinatura do protocolo

O Ministro da Cultura, Augusto Santos Silva, assinou na segunda-feira, 15, um protocolo com a Câmara Municipal de Castelo Branco e a Tabaqueira SA, que visa a criação de uma obra de arte a ser implantada numa praça da cidade.
O protocolo estipula a escolha de quatro artistas, por um comité de selecção, que terão que apresentar o seu projecto até 23 de Novembro. Um semana depois o comité decide quem é o vencedor. A Tabaqueira SA disponibilizará ao Instituto de Arte Contemporânea, até 30 de Novembro de 2001, uma quantia até vinte e cinco milhões de escudos, a qual será aplicada no pagamento da obra de arte seleccionada.
Para Augusto Santos Silva, este é um programa concebido para cidades, e "importa que cidades de várias regiões do país dele possam beneficiar". O Ministro da Cultura lembra que "não há nada como as intervenções escultóricas para valorizar o espaço público das nossas cidades, propondo às pessoas a fluição imediata de propostas à sua população. Este o diálogo que se vai fazer numa praça de Castelo Branco, dentro de uma proposta artística".
Já o presidente da autarquia, Joaquim Morão, considera relevante este protocolo para o reforço do prestígio da cidade albicastrense. "Nada melhor que um prémio destes para consolidar e estruturar toda esta orgânica de levar por diante a estratégia de Castelo Branco. Sentimo-nos bastante orgulhosos pelo facto".
Para Nunes dos Santos, da Administração da Tabaqueira, "a qualidade das obras distinguidas em anos anteriores, no qual foram contemplados escultores de grande prestígio, deram um contributo muito significativo para a credibilização deste fundo, que servem igualmente para a melhoria da qualidade de vida nas cidades".