Por Ana Maria Fonseca


Foram cerca de dois mil e trezentos os idosos que passaram a tarde no pavilhão da ANIL

Uma tarde bem passada para a maioria dos que se dirigiram no passado Domingo, 28, ao pavilhão da ANIL para desfrutar não só de um almoço, mas também do convívio proporcionado pela presença de mais de dois mil idosos do concelho. Um número de participantes que quase duplicou desde a iniciativa do ano passado.
A tarde foi animada por vários grupos musicais e recreativos da região, proporcionando um dia agradável aos utentes do cartão do idoso.
Carlos Pinto não perdeu a oportunidade para se dirigir aos mais velhos afirmando que sem estes "A cidade não era a mesma". Prometeu aos idosos que "não serão esquecidos" e anunciou uma série de novas regalias para os utentes do cartão do idoso.
A partir de Janeiro, "basta um dos membros do casal ter 65 para que o seu cônjuge possa gozar das regalias do Cartão do Idoso". Uma medida aplaudida por muitas das esposas presentes com idades inferiores a 65 anos que podem assim usufruir dos mesmos direitos e acompanhar os maridos nos passeios organizados por esta entidade.
Outra das medidas anunciadas por Carlos Pinto prende-se com a habitação. Nos próximos quatro anos, prometeu o autarca, "será criado um fundo imobiliário na Câmara Municipal" de forma a acudir a situações de idosos residentes em habitações degradadas "sejam elas da autarquia ou de senhorios". E acrescentou: "Dentro de quatro anos este concelho estará completamente mudado em termos de habitações degradadas".

 


Uma das medidas anunciadas visa assegurar um exame geral anual a todos os utentes

Os benefícios do cartão do idoso irão também estender-se, segundo Carlos Pinto, "sem problema relativamente à idade, a todos aqueles que apresentem um grau de deficiência" e também a aposentados e reformados que preencham requisitos para tal. Requisitos esses que o autarca trará a público "em momento oportuno".

Mais qualidade para a terceira idade

Além destas novidades, a equipa do cartão do idoso está também a negociar com o Governo no sentido de ser criado um sistema que permita aos utentes um exame geral anual, assegurado pelo cartão do idoso.
"Correu tudo muito bem, foi um belo almoço", diz Isilda Pereira. Apesar de ter apenas 64 anos, acompanhou o marido a este convívio e espera acompanhá-lo mais vezes, agora que serão lançadas estas novas medidas. "Se fizer tudo o que disse, as medidas são muito boas e concordo totalmente com elas", afirma Isilda Pereira. É a segunda vez que vem ao almoço- convívio do cartão do idoso, tal como a sua vizinha. Benvinda Silva mora no Bairro do Rodrigo "Onde cresceu o senhor presidente". As suas 61 primaveras não lhe permitem, por enquanto, usufruir dos benefícios do cartão do idoso. Mas, "se as medidas anunciadas avançarem", poderá beneficiar delas num futuro próximo, uma vez que o seu marido é utente. "A iniciativa do presidente teve muita classe", comenta.

Para organizar o encontro e alimentar mais de duas mil pessoas foi precisa "muita organização e muito trabalho" diz Anabela Quelhas. No entanto, a responsável pelo cartão do idoso na Câmara Municipal da Covilhã mostrou-se satisfeita com a segunda edição da iniciativa, prevendo que "cada vez mais pessoas irão aderir a este tipo de iniciativas". "Este é um dia diferente para muitas pessoas, um dia de convívio", significativo nos muitos casos em que "os idosos vivem sozinhos e têm aqui uma oportunidade para conviver", refere.

O Grupo de Cantares do Paúl animou a festa no início da tarde

Para servir os almoços, a organização contou com a colaboração de 29 alunos da Escola de Hotelaria de Manteigas e 13 da Escola do Fundão, numa equipa que rondou os cem colaboradores.