Por Marco António Antunes


Carlos Pinto fala ao público presente

A Câmara Municipal da Covilhã e a Junta de Freguesia do Tortosendo inauguraram o Parque Industrial do Tortosendo. A cerimónia decorreu no passado dia 27 de Outubro, Sábado, pelas 16 horas.
"A força de vontade sobrelevou a inércia; a determinação ganhou à incapacidade daqueles que não foram capazes de fazer este parque", sublinhou Carlos Pinto, numa clara alusão ao adiamento do Parque Industrial pelo Partido Socialista. O objectivo da autarquia é "constituir um verdadeiro pólo industrial para o futuro". Para o presidente da Câmara da Covilhã, "as autarquias têm um papel fundamental na existência de solo industrial" necessário à competitividade na economia nacional e internacional.
O novo Parque "é uma base de infra-estruturas que responde a todas as exigências: desde os cabos ópticos, até à água, electricidade, respostas no estacionamento, bom planeamento urbanístico e boas acessibilidades", defende Carlos Pinto. É convicção do autarca que "a Covilhã será uma cidade industrial com novas indústrias a apontar para o futuro, como foi sempre tradição do concelho da Covilhã".

"Somos dos que fazem obra"

"O Parque que inauguramos vai ser um espelho de desenvolvimento, um pólo agregador das capacidades de trabalho e vai colmatar carências no emprego", afirma Carlos Abreu presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo. O autarca salienta: "Somos dos que fazem obra: a obra física, social, cultural, recreativa e desportiva. Não esquecemos os que mais precisam". Carlos Abreu anunciou a sua candidatura à Junta de Freguesia do Tortosendo e a presidente da Assembleia Municipal da Covilhã.


Operárias em laboração na fábrica Fitecom

Após os discursos, seguiu-se a visita a algumas empresas. A Jopalpe - Indústria de Expositores Lda., produz material plástico por encomenda. "O produto mais rentável são os cestos para hipermercado. Temos uma máquina que produz cestos durante 24 horas", salienta Carla Vilano responsável pelo departamento de qualidade e ambiente. Os principais clientes da Jopalpe são os Estados Unidos, Holanda, Alemanha, França e Inglaterra. O investimento ronda os 700 mil contos e a fábrica emprega 76 trabalhadores.

Dois mil empregos

São 92 as empresas presentes no Parque Industrial do Tortosendo. A área adquirida é de quase 365 mil metros quadrados. São quase dois mil empregos. O investimento da Câmara da Covilhã é de um milhão de contos. O Governo ajudou com uma verba de 150 mil contos que Carlos Pinto considera "insuficiente".
O emprego e a criação de riqueza dependem da capacidade de iniciativa dos empresários, dos trabalhadores, das autarquias e do Governo. O Parque Industrial do Tortosendo faz parte da base de dados do Instituto de Comércio Português (ICP) difundida pela internet a nível mundial.
Junto ao Parque Industrial do Tortosendo, vai nascer o Parkurbis, com mais de 20 lotes na primeira fase. O investimento é de 500 mil contos. Trata-se de um Parque de Ciência e Tecnologia.
Os parceiros do Parkurbis são a Portugal Telecom, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI), a Caixa de Investimento, o Núcleo Empresarial de Castelo Branco (NERCAB), a Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL), a Associação Empresarial da Covilhã, a empresa Frulat e a Câmara Municipal da Covilhã.