Por Marta Martinho


Carlos Pinto inaugurou a ampliada sede do Centro de alcoólicos recuperados

A inauguração da ampliação da Sede Social do Centro de Alcoólicos Recuperados (CAR) da Cova da Beira - Covilhã ocorreu no passado Sábado, 27 de Outubro e contou com a presença de diversas entidades oficiais e particulares, entre elas Alzira Serrasqueiro, Governadora Civil de Castelo Branco, Carlos Pinto, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Augusto Pinto, Director do Centro Regional de Alcoologia, Maria Lucília Mercês de Mello, João Casteleiro, Director do Centro Hospitalar da Cova da Beira, e José Manuel Amarelo, Presidente do CAR da Cova da Beira, na Covilhã.
A ampliação da sede do cento "vai trazer muitas vantagens na ajuda a alcoólicos e às suas famílias". No novo espaço existe um local onde os doentes podem dormir quando têm que ir realizar o tratamento a Coimbra, um consultório médico para a Dr.ª Eugénia Calvário realizar as suas consultas, e uma sala de convívio onde os doentes podem falar dos seus problemas e apoiarem-se mutuamente.


A ampliação da sede irá permitir um maior apoio a pessoas de outras regiões

Este projecto é "muito importante na região" pois faz parte de um conjunto de estruturas que "são necessárias à cidade e não só, pois com a ampliação da Sede Social do CAR esta passa a poder ajudar pessoas de outras regiões". Para além disso, o CAR também tem tido um papel fundamental no apoio e protecção de menores.
Todo este projecto é o culminar de um trabalho que começou em 1992 com o Núcleo de Alcoologia, e que actualmente se estende ao CAR da Cova da Beira, assumindo uma grande importância e dimensão na região.

O CAR necessita de apoio

" O alcoolismo é uma doença mas também um problema social" afirma José Manuel Amarelo, presidente do CAR, defendendo que apoiar o doente é fundamental mas que não se deve esquecer as suas famílias, dado que o álcool destrói uma pessoa, mas também a sua família.
A CAR necessita de se tornar uma IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social - e para isso é necessário que o director da Segurança Social Regional de Castelo Branco "passe a ler o slogan desta instituição por inteiro": "Em ajuda aos Alcóolicos e às suas famílias", reconhecendo o álcool como uma doença. É também necessário ajudar aqueles que estão mais próximos dos doentes. Ao nível técnico e das populações, "todos reconhecem a importância desta instituição" mas "precisamos ainda de apoio logístico não só para recuperação dos doentes mas também para a prevenção".
O CAR publicou uma revista recentemente, onde se encontram vários testemunhos de doentes e amigos a alertarem para a importância do trabalho que conduzem ter continuidade e da instituição ser reconhecida como IPSS. Segundo o presidente do CAR, o passo seguinte é tirar das ruas, nos próximos 5 anos, as pessoas que caíram no flagelo do álcool.