Por Marta Martinho


"Prevenir, alertar e informar são as principais medidas que é necessário tomar para evitar o alcoolismo"

"O alcoolismo e o associativismo" foi o tema do colóquio realizado no dia 26 de Outubro, no Salão da Filarmónica Recreativa Carvalhense, na Vila do Carvalho, organizado pelo Centro de Alcoólicos Recuperados (CAR) da Cova da Beira - Covilhã.
É "muito importante num concelho onde há mais de 100 associações que o tema alcoolismo seja debatido para antever os possíveis problemas que o álcool pode trazer". É junto das associações que "tem de se começar a prevenir" pois são elas que estão mais próximos dos potenciais compradores de bebidas alcoólicas. Entretanto, "não se pede para que as pessoas deixem de beber e de vender bebidas alcoólicas" mas sim para que cumpram as regras estabelecidas para o álcool. As associações, bares, discotecas, e cafés não deveriam servir álcool a menores de 18 anos, nem a indivíduos com perturbações mentais e que já estejam alcoolizados.
Prevenir, alertar e informar são as principais medidas que é necessário tomar para evitar o alcoolismo. "A CAR não quer proibir, não é contra o uso mas sim contra a o abuso, por isso é necessário ensinar as pessoas a beber", referiu José Manuel Amarelo, presidente do CAR
Este colóquio contou com a presença de diversos convidados, entre eles Carlos Brito, presidente do Centro de Alcoólicos Recuperados do Distrito da Guarda, Augusto Pinto, a directora do Centro Regional de Alcoologia, Maria Lúcilia Mercês de Mello, Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Joaquim Matias, vereador do Pelouro da Associação da Câmara Municipal da Covilhã e José Manuel Amarelo, presidente do CAR da Cova da Beira - Covilhã .
Na ocasião, Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal, afirmou que "quem caí nas "teias" do alcoól só deseja encontrar uma asssociação onde possa voltar ao normal" e a CAR da Cova da Beira dispõe de muitas pessoas voluntárias, prontas a auxiliar essas famílias. A associação "tem um papel muito importante na medida em que veio melhorar a vida das pessoas", disse ainda Carlos Pinto. O autarca garantiu ainda que "a Câmara Municipal da Covilhã está sempre disposta a ajudar este tipo de iniciativas, dado que são um meio muito importante para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas da região".