Autárquicas na Covilhã
Quatro partidos entregam listas

PSD, PS, CDU e PP estão na corrida aos órgãos autárquicos da Covilhã. As listas estão entregues no tribunal e movimentam mais de mil pessoas na Câmara, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia.


Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi


O Tribunal Judicial da Covilhã já recebeu as listas completas dos quatro partidos que se candidatam à Câmara, Assembleia Municipal e juntas de freguesia do concelho nas eleições autárquicas de 16 de Dezembro. O prazo para a entrega terminou na segunda-feira, 22, dia escolhido pela CDU e PP. O PSD e o PS anteciparam-se e apresentaram os documentos na quinta, 18, e sexta-feira, 19, respectivamente.
O projecto social-democrata, encabeçado por Carlos Pinto, engloba 424 candidatos, sem contar com as oito listas independentes que apoia na corrida a outras tantas freguesias. Para a autarquia, o ainda presidente continua a apostar nos actuais vereadores, Alçada Rosa, Joaquim Matias, Maria do Rosário Pinto da Rocha e João Esgalhado, mas apresenta, também, várias novidades entre os 15 elementos, com destaque para Luís Barreiros e para a ex-presidente da Juventude Social Democrata covilhanense, Ana Simões. Na Assembleia Municipal, Carlos Abreu está à cabeça de uma lista que inclui, entre 54 nomes, os do dirigente da "jota", David Silva, e de José Flávio, comandante dos Bombeiros Voluntários. Há ainda 23 freguesias com candidatos laranja, num total de 355 nomes distribuídos pelas várias listas, e mais oito projectos com apoio do Partido, o que cobre todo o concelho. Os social-democratas concorrem às autárquicas com 70 mulheres, cuja média de idades ronda os 40 anos, e 354 homens, com média de 46 anos. No entender de Carlos Pinto, as candidaturas agora entregues ao Tribunal, "englobam pessoas de vários quadrantes políticos, mas que entenderam aderir a uma ideia comum de desenvolvimento e progresso para o concelho, o que transmite às listas as componentes importantes de abrangência e pluralidade".

Lavrador fora da vereação

Na sexta-feira, 19, o ministro do Ambiente, José Sócrates, acompanhou os socialistas covilhanenses na entrega das listas ao Tribunal, assumindo as funções de mandatário da campanha.
O número um na luta pela Câmara, José Carlos Lavrador, é acompanhado por, entre outros, Miguel Nascimento, João Correia José Joaquim Antunes, presidente da Segurança Social no distrito, e pelo presidente da Direcção Regional de Agricultura, Rui Moreira. A liderar a lista à Assembleia Municipal está o vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, Lousa Nicolau, que conta ainda com o presidente da Concelhia rosa, Vítor Pereira, com o ainda vereador, João Martins, com a dirigente da QUERCUS - Cova da Beira, Telma Madaleno, e com o coordenador distrital da Juventude Socialista, Hélio Fazendeiro. O PS concorre ainda com candidatos a 21 freguesias e apoia duas listas independentes (Barco e Cortes do Meio). De fora ficam Paul, Boidobra, Canhoso, Vales do Rio, Orjais, Sarzedo, Casegas e Ourondo. Para o dia 16 de Novembro está marcado um jantar de apresentação pública, com a presença confirmada de Sócrates.
Entretanto, Carlos Lavrador confirma que, caso seja eleito para vereador não assume o cargo, pois considera o seu papel como deputado na Assembleia da República "mais importante".

CDU concorre ao maior número de freguesias

A CDU, que é a força partidária com candidatos ao maior número de freguesias do concelho, 26, integra nas suas listas 450 candidatos, na sua maioria sem filiação partidária (67 por cento).
O projecto conta, na sua globalidade, com 20 por cento de mulheres (quatro freguesias, Conceição, São Pedro, Barco e Unhais da Serra, são mesmo encabeçadas por mulheres) e 29 por cento de jovens. Luís Garra e Jorge Fael, como é conhecido, são os nomes à frente das listas à autarquia e Assembleia Municipal, respectivamente, e garantem: "As pessoas que integram as nossas candidaturas fazem-no para servir as populações, por isso concorremos para ganhar". No mesmo dia que os comunistas covilhanenses entregaram os seus nomes no Tribunal, os candidatos CDU a Belmonte fizeram o mesmo. Carlos Afonso, cabeça de lista à edilidade, e Dulce Pinheiro, líder para a Assembleia Municipal, são acompanhados por mais 39 nomes, entre 25 por cento de jovens, 48 por cento de mulheres e 56 por cento sem filiação partidária. Na mira da CDU estão, ainda, as freguesias de Belmonte e Caria.
O Partido Popular, por sua vez, foi a última força partidária a entregar as listas. Os populares, liderados na corrida à Câmara covilhanense pelo arquitecto Guerra Tavares e à Assembleia Municipal por Isilda Barata (num total de cerca de 100 nomes), vão disputar apenas duas freguesias, Verdelhos e São Martinho, e apoiar três independentes, Conceição, Orjais e Cortes do Meio. A surpresa está no avanço de Bruno Ribeiro como concorrente à Junta de São Martinho. É que o candidato era, até à última semana, apontado como o cabeça de lista do PP à Câmara do Fundão. Fontes próximas do Partido confirmaram mesmo ao NC que nos documentos entregues no Tribunal fundanense consta o nome de Bruno Ribeiro. Uma situação que, caso seja confirmada, pode levar à anulação de uma das listas. No entanto, até ao fecho da edição não foi possível esclarecer a questão, apesar dos telefonemas efectuados para o Tribunal do Fundão e para o próprio Bruno Ribeiro, que se revelaram infrutiferos. O NC conseguiu contactar o líder distrital do PP, Próspero dos Santos, que revelou total desconhecimento sobre a situação e adiantou apenas que, de facto, Ribeiro foi convidado para o Fundão, "mas a sua inclusão na candidatura estava ainda em aberto antes da entrega das listas ao Tribunal".