Por Marta Martinho


Pedro Costa, responsável pela conferência promovida pelo Departamento de Engenharia Electromecânica, onde se debateram sistemas de alimentação de motores menos poluentes

"Os sistemas actuais de alimentação de motores a gasolina" foi o tema de uma conferência promovida pelo Departamento de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior, no passado dia 25 de Outubro, no pólo VIII. Motivar os alunos para as actividades que o Departamento promove e dar-lhes uma formação teórica numa área específica foram os objectivos desta iniciativa.
Durante toda a conferência, os sistemas de alimentação de motores a gasolina foram o principal ponto em foco.
Actualmente, existem no mercado sistemas de injecção de gasolina indirecta, que são "muito poluentes" e "libertam gases que provocam graves problemas ecológicos". Neste momento já se trabalha num novo produto de substituição, não sendo este novidade tecnológica para as marcas de produção, porque para além de o conhecerem, também o sabem conceber.
A produção deste novo produto ainda não é permitida pois as normas europeias de produção não obrigam as marcas a possuirem motores tão ecológicos em que seja necessário recorrer a esses sistemas de injecção directa. O novo produto é mais caro, polui menos, e a potência do automóvel não é afectada.
No final da conferência o orador Pedro Costa, mostrou-se bastante satisfeito devido ao facto da assistência se mostrar muito interessada em aprender e recolher informação naquela área, e deixou também o apelo aos alunos do Departamento para que participem nas actividades e projectos que a UBI coloca ao seu dispôr.