Por Sílvia Lopes e Sónia Torres


Os mais bonitos de cada licenciatura da UBI brilharam na discoteca &Companhia

Como tem sido hábito nos anos anteriores, realizou-se na passada madrugada de quinta feira, 25, na discoteca &Companhia, a eleição do Mister Caloiro 2001, uma iniciativa incluída na 'Recepção ao Caloiro' organizada pela Associação Académica da Beira Interior (AAUBI).
Ao contrário dos sete anos anteriores, em que o certame era conduzido pelos vários núcleos da academia, este ano a discoteca obteve a aprovação da AAUBI para proceder à organização do evento de forma independente.
"Este ano foi novo desafio, organizamos a festa sozinhos" afirma Pedro Figueiredo, proprietário da discoteca "e, apesar de sabermos que já tínhamos a casa cheia, ainda contratamos dançarinos da Kadoc". A aposta numa noite mais elaborada trouxe à discoteca estudantes que, fiéis à tradição, votaram e apoiaram os seus representantes.
Entre música, gritos e aplausos, Pedro Figueiredo foi chamando e convidando os concorrentes a desfilar. A prova consistia num strip em que uma veterana de cada curso estava encarregue de controlar e apanhar as roupas do concorrente. Seguiu-se depois um desfile formal para se proceder à votação. As claques aplaudiram os jovens escolhidos para a representação dos seus cursos e transformaram a festa numa noite de euforia e de auto reconhecimento. "Vim marcar o ponto - disse Delfina Marques - faz-me recordar o meu ano de caloira", afirmou nostálgica.
Já era noite dentro quando se fez saber o nome do vencedor. João Paulo Alves Coelho, estudante de Ciências do Desporto, foi o Mister Caloiro 2001. Por coincidência, o jovem de Vizela esteve a substituir o verdadeiro representante do curso, que não pode estar presente, e acabou por ganhar. E, enfatizando tamanha ironia, João concorreu em segunda fase à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) o que implica que a UBI possa perder o seu representante.
"Este tipo de iniciativas não se fica por aqui", justifica Pedro Figueiredo, que assegura já ter entrado em negociações com a AAUBI para, no segundo semestre, proceder à realização da Miss Universidade.