José Geraldes

Medicina, indústria e turismo


Ainda é cedo para avaliar o método de ensino da novel Faculdade das Ciências da Saúde da UBI. Com um mês só quase de aulas qualquer tentativa de avaliação seria completamente desprovida de sentido.
Mas o entusiasmo dos novos alunos no primeiro contacto com o Complexo Hospitalar da Cova da Beira diz o suficiente para sermos optimistas em relação aos futuros médicos formados no novo modelo de ensino.
E isto já é um sinal positivo a servir de aviso aos Velhos do Restelo que tudo fizeram para impedir a atribuição à Covilhã desta nova Faculdade. Não que haja no ar qualquer intenção de pequena vingança. Pelo contrário. Os senhores dos lóbis instalados têm já a partir de agora motivos para repensar as suas atitudes na valorização das iniciativas lançadas no Interior.
O tempo na sua inexorável caminhada ditará a justeza da decisão tomada pelo poder político.
A Faculdade das Ciências da Saúde como consolidação da UBI e articulada com outras iniciativas lançadas projecta a Covilhã comum pólo dinamizador do eixo Guarda-Covihã-Castelo Branco.
Não se vejam aqui laivos de qualquer bairrismo barato e, fora de moda, mas tão somente a realidade dos factos sem contestação.
O Parque de Ciência e Tecnologia é uma rampa de lançamento não só na criação de novos empregos mas também no aprofundamento da investigação que pode dar à região um novo elã de carácter industrial.
O Parque Industrial do Tortosendo aparece como uma nova locomotiva na dinamização do tecido empresarial. Trata-se de lançar os alicerces para igualmente fixar licenciados da UBI e garantir, com os pés bem assentes na terra, um futuro consolidado.
A dimensão do novo Parque traduz as ambições que se desejam para a diversificação das novas indústrias.
A revitalização das Termas de Unhais vê finalmente chegada a sua hora. Para além dos tratamentos termais, é um incentivo para passagem de férias e actividades na área do lazer. Conjugadas com a estrada de ligação à Serra da Estrela pela barragem do padre Alfredo, as Termas passam a dispor de um atractivo e belo passeio turístico que pode dar novo alento às Penhas da Saúde e aliciar novos circuitos pela Torre e Manteigas.
Um outro circuito alternativo é seguir pelas Pedras Lavradas a rota do Sobral de São Miguel, Casegas e Paul com visita a lugares típicos e incursão pela rica gastronomia desde os maranhos às trutas.
Quando houver uma ligação condigna do Sobral de São Miguel ou de Casegas a São Jorge da Beira, temos aí paisagens virgens e locais aprazíveis para descansar o espírito e saborear horizontes de sonho.
A partir da UBI, do Parque de Ciência e Tecnologia, do Parque Industrial do Tortosendo e das Termas de Unhais da Serra, a Covilhã como pólo de desenvolvimento dispõe de virtualidades que lhe auguram um futuro promissor. Com médicos a fixarem-se na região o optimismo é regra. Não desanimem os homens a levar a tarefa até ao fim.
Nós, nesta modesta trincheira, nunca daremos tréguas à passividade e à indiferença e estaremos sempre na linha da frente para que a Covilhã ocupe o lugar que lhe compete na dinamização do eixo da Serra na linha de complementaridade. Na exigência da justiça que sabemos nos pertencer e nas razões que, com toda a evidência, nos assistem.