Avaliação educacional
Curso intensivo único no País

Por Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi

 

O Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho da Covilhã (CFAECC) vai organizar, de 12 a 16 de Novembro próximo, um curso intensivo para docentes e técnicos superiores do Ministério da Educação. As aulas vão decorrer no edifício Ernesto Cruz num total de 32 horas em quatro dias, das 9 horas às 13 e das 14 e 30 às 18 e 30. Com o nome de "Avaliação Educacional - Modelagem multinível de dados", este curso, salienta o professor da UBI, Pedro Guedes de Carvalho, "permite ao formando ficar habilitado a identificar quais os factores de sucesso da escola e hierarquizar as responsabilidades".
Com carácter único, a nível nacional, esta iniciativa vai contar com a presença de vários especialistas no assunto a nível mundial. Maria Eugénia Ferrão Barbosa, covilhanense radicada no Rio de Janeiro, onde lecciona na Universidade Católica, é uma das atracções principais, bem como Kaizô Beltrão, da Escolas Nacional de Ciências Estatísticas. Para além de leccionarem as aulas, os dois formadores ainda vão participar no seminário que encerra o curso, no dia 16.
Embora para o seminário não haja limite de inscrições, a frequência ao curso está aberta a apenas 30 alunos, que têm até quarta-feira, 31, para efectuar o registo no CFAECC. A selecção obedece a critérios de ordem de inscrição e área geográfica do Centro de Formação.
O evento conta com a colaboração da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor e da Universidade da Beira Interior. E, segundo o director do CFAECC, José Luís Adriano, "só esta parceria permite a realização do evento". E se este ano a iniciativa se debruça sobre o tema da educação, para 2002, adiantam os responsáveis, já está a ser pensado um evento no mesmo género, mas voltado para a área da Economia.