Gilbert e o seu fiel amigo de quatro patas sobrevivem da ajuda dos outros
Nas ruas da Covilhã
A história de um sem-abrigo

Gilbert vive pelas ruas e tem uma história de vida triste para contar, tal como todos os outros sem-abrigo.


Por Vânia Gomes e Margarida Tomé


Gilbert Brifoteau, é francês, tem 45 anos e vive actualmente nas ruas da Covilhã.
Problemas conjugais fizeram com que perdesse todo o gosto pela vida. A mulher abandonou-o e levou consigo os seus dois filhos. Gilbert ficou sem nada.
Há 7 anos saiu de Paris e deixou o seu trabalho de chefe nos caminhos de ferro franceses. Desde então, percorre a Europa a pé.
Pelo caminho, encontrou aquela que se tornou a sua melhor amiga: Bela Estrela, uma cadela pastor alemão que o acompanha para todo o lado. Estão em Portugal há cerca de um ano. Já estiveram em Lisboa onde, este sem-abrigo tentou arranjar emprego, mas sem êxito. Por isso, vive nas ruas, onde pede esmolas para a ajuda da sua alimentação e da sua cadela.
Gilbert, ao contrário daquilo que todos pensam quando olham para um pedinte, não gosta de confusões, não bebe álcool e não se droga, nem nunca o fez, confessando que até tem medo das agulhas quando tem que tirar sangue.
A rua é a sua casa, é o local onde dorme, come e tenta sobreviver. Este francês gostava de ter um tecto mas, segundo ele, " para se ter uma casa é preciso ter dinheiro e isso eu não tenho!".