"O lugar da imagem entre o cinema e as artes" juntou três cineclubes com um programa comum
Cinco dias, 19 películas, uma mostra
Cinema com poucos amantes

Eisenstein, ManRay, Manoel de Oliveira, Carl Deryer, foram alguns dos realizadores em exibição nesta mostra.


Por Carmen Martins e Laura Sequeira


"O lugar da imagem entre o cinema e as artes" foi mais um evento organizado pelo Cineclube da Beira Interior. Esta mostra teve lugar no Teatro-Cine entre os dias 25 e 31 de Outubro.
A ideia surgiu do Ministério da Cultura, tendo como objectivo juntar três ou quatro cineclubes com um programa em comum. Cinco dias transformaram-se em cinco pontos de encontro entre o cinema e o mundo. Para Sérgio Felizardo, "são coisas que não se vêem todos os dias".
Para começar, a mostra apresentou sete curtas metragens de vários realizadores. Nomes como Viking Eggeling, Dudley Murphy, Marcel Duchamp, Hans Richter, Oskar Fischinger e Man Ray foram responsáveis pela realização destas películas.
Uma avaria no projector impediu a exibição de "Berlim- Sinfonia de uma capital" de Walther Ruttmann e "Douro, Faina fluvial" do português Manoel de Oliveira, que voltou à tela com o "Acto de primavera" no terceiro dia.
A pouca adesão por parte do público verificou-se não só no último dia deste ciclo com "A paixão de Joana d'Arc", mas também ao longo das outras sessões. Leonor Castro Pinto, do Cineclube da Beira Interior frisa que "esta mostra tem muita importância sobretudo pela temática que é, mas é uma pena porque tem revelado que as pessoas não estão muito interessadas.".
Frederico Lopes, professor universitário, um dos poucos espectadores, refere que "a iniciativa é excelente e o programa permite que assim continue. As pessoas virão com o tempo".


Clássico e moderno juntos ao vivo
"Uma agradável surpresa"

 
Sérgio Felizardo e Pedro Ramos animam "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin.
Inserido no programa da mostra de cinema levada a cabo pelo Cineclube da Beira Interior nos dias 25 a 31 de Outubro esteve "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin. Este Movie Kicks animado pelos Dj's Sérgio Felizardo e Pedro Ramos que escolheram sons actuais para acompanhar este clássico.
Na opinião de Pedro Ramos, este Movie Kicks foi uma "agradável surpresa". Ao contrário do que se passou com os outros dias desta mostra, o Movie Kicks do dia 27 de Outubro trouxe para a plateia mais algum público.
O evento é uma continuação da aposta feita no "Homem da câmara de filmar" animado pela Orquestra Sinfónica de Luís Cipriano, na abertura do IMAGO 2001.
A adesão do público é um incentivo para o Cineclube que tem já programado mais dois Movie Kicks, "Pamplinas, o Maquinista" e "Nosferatu".