Num jogo bastante disputado, o Covilhã aproveitou um dos poucos erros do Oliveira do Bairro para marcar

Ficha do Jogo

Estádio Municipal S. Sebastião
(Oliveira do Bairro)
(28-10-2001)


Árbitro: Pedro Maia (Porto)
Auxiliares: Camilo Bessa e Rogério Silva

Ol. Bairro - 0
Mário Júlio; Paulo Costa, Alves (Alexis, 79 m), Hernâni e Pazito I; Pedro Paula (Roger, 46 m), Tó Miguel, Miguel Tomás e Mário João (Serginho, 69 m); Pazito II e Jaimito.
Treinador: Gabriel Mendes

Sp. Covilhã - 1
Celso; Rui Morais, João Carlos, Alexandre e Marco Abreu; Trindade, Capelas e Chalana (Túbia, 79 m); Sousa, Hermes (José Carlos, 40 m) e Riça (Filipe Avelar, 88 m).
Treinador: João Cavaleiro

Ao intervalo: 0-1

Marcador: Riça (43 m)

Disciplina: cartão amarelo a Trindade (16 m), Pazito I (18 m), Alexandre (66 m), João Carlos (66 m), Sousa (73 m), Miguel Tomás (84 m), Tó Miguel (85 m), Serginho (89 m), Hernâni (89 e 90 m), Paulo Costa (90 m) e José Carlos (90 m). Cartão vermelho por acumulação a Hernâni (90 m).

II Divisão B- Primeira vitória fora de casa
Golo solitário atira leões para o terceiro lugar

Em Oliveira do Bairro o Covilhã alcança a sua primeira vitória fora de casa na corrente temporada. O Benfica e Castelo Branco é surpreendido em casa pelo Arrifanense desce na tabela. O Alcains empata nas Caldas da Rainha e soma um ponto precioso para a manutenção.

Por Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Um golo solitário de Riça, ainda na primeira parte, permitiu ao Sporting da Covilhã dar mais um pulo em direcção ao topo da tabela da II B. Os serranos venceram em Oliveira do Bairro e aproveitaram da melhor forma os deslizes da Sanjoanense, que perdeu em casa ante o Fátima (2-3), e do Sporting de Pombal, derrotado em Viseu (1-0). Na frente, ainda a quatro pontos, continua o Feirense que, depois de um início menos bom, conseguiu levar de vencida a formação do Marinhense. O Odivelas também venceu o Sourense (0-2) e mantém-se na segunda posição, um ponto à frente da turma covilhanense.
Os "Leões da Serra" tiveram, no entanto, que suar muito para assegurar a terceira posição que ficaram a ocupar no final da jornada. Numa partida que apesar de não deslumbrar foi bastante animada e equilibrada, o Covilhã acabou por ser mais equipa e mereceu a vitória. Sem cometer erros, a defesa verde e branca permitiu poucas veleidades aos avançados da casa. Se na primeira parte Celso ainda foi chamado a intervir com algum aparato num livre apontado por Alves, na segunda metade foi um mero espectador, já que os jogadores bairradinos nunca encontraram soluções para contrariar O quarteto defensivo composto por Rui Morais, Alexandre, João Carlos e Marco Abreu.

Leões invencíveis

Por outro lado, a formação orientada por Gabriel Mendes raramente permitiu a aproximação dos atacantes leoninos à baliza de Mário Júlio. O golo do Covilhã surge na sequência de um dos poucos erros da defensiva de Oliveira do Bairro: Sousa conduz a bola no meio-campo adversário, cruza para o centro da área e, quando se prepara para efectuar o corte, Hernâni deixa a bola escapar por debaixo do pé. Oportuno, Riça não desperdiça a "oferta" e atira para o fundo da baliza. Estavam decorridos 43 minutos da primeira parte.
No segundo tempo o conjunto caseiro entrou apostado em mudar o rumo dos acontecimentos. Mais rápidos sobre a bola controlam o meio-campo mas perdem-se no último terço do terreno. Aos poucos os forasteiros voltam a equilibrar a partida, arriscam-se mais no ataque, mas o sólido muro defensivo do Oliveira do Bairro mostra-se impermeável a qualquer ataque. O resultado não se altera até final do encontro e, pela margem mínima, os covilhanenses conquistam a primeira vitória fora de portas esta temporada. De qualquer modo, os serranos são a única equipa sem derrotas na tabela (já há quem faça comparações com o Benfica na I Liga) e têm ainda a melhor defesa do campeonato (quatro golos em nove partidas). Na próxima jornada, domingo, 4 de Novembro, o Covilhã recebe a visita do Oliveira do Hospital, à espera de uma surpresa nas deslocações do União de Coimbra a Odivelas e do Caldas a Santa Maria da Feira.