O Sp. da Covilhã junto à baliza contrária

Ficha do Jogo

Estádio Municipal José dos Santos Pinto
(04-11-01)


Árbitro: António Nogueira (Porto)
Árbitros assistentes: Paulo Feital e Ricardo Vigário


Sp. Covilhã - 3

Celso; Rui Morais, Alexandre, João Carlos e Trindade (Cap.); Sousa (Filipe
Avelar, 65m), Capelas, Chalana (Hélder Gomes, 45m) e Marco Abreu; Túbia (Zé
Carlos, 73m) e Riça.

Treinador: João Cavaleiro


F. C. Oliveira do Hospital - 1

Buira; Comboio, Picaré (Cap.), Rui Cruz (Cláudio, 62m) e Copo (Cali, 73m);
Casquinha, Mande, Ankyofna e Paulito (Pipocas, 62m) ; Oliveira e Nuno Santos

Treinador: Rui Cerdeira


Golos: Riça (4, 44 g.p. e 59m) e Oliveira (12m)

Disciplina: cartão amarelo a Trindade (64m), Pipocas (72m), Hélder Gomes
(76m) e Marco Abreu (86m). Expulsão por acumulação de amarelos a Hélder
Gomes (79m)

Sporting da Covilhã versus F.C. Oliveira do Hospital
"Hat-trick" de Riça

O Homem-golo do Sporting da Covilhã foi, mais uma vez, determinante nesta vitória justa sobre o conjunto vindo de Oliveira do Hospital, ao apontar os três golos do conjunto serrano.

Por Ricardo Cordeiro


Foi no passado domingo, numa tarde de sol, que Sporting da Covilhã e Oliveira do Hospital se encontraram e protagonizaram um jogo bem disputado.
O primeiro golo da partida surgiu logo aos quatro minutos, por intermédio do melhor homem em campo, Riça, que, isolado por Sousa, bateu Buira, o que levou as gentes da Covilhã a fazerem a festa, pensando que o jogo ia ser fácil. No entanto, a primeira parte do jogo foi equilibrada, com o golo do empate a acontecer no 12º minuto através de Oliveira, que foi assistido por Casquinha. Os primeiros golos do jogo foram muito semelhantes, com os defesas a deixarem os pontas-de-lança contrários livres de marcação.
Até aos 42 minutos, altura em que Chalana "obrigou" Buira a fazer uma grande defesa, o Covilhã dominou o encontro, mas não conseguiu mais que dois remates sem perigo para a baliza contrária.
Na sequência da marcação do pontapé de canto, João Carlos foi empurrado na área por um defesa contrário, com o árbitro, António Nogueira, a apontar para a marca de grande penalidade. Chamado a converter, Riça apontou o penalty de uma forma irrepreensível, com a bola a ir para o lado contrário ao que o guarda-redes se atirou.
À ida para as cabinas, o Covilhã vencia bem o seu opositor, visto que foi a equipa que mais fez para chegar à vantagem.


As jovens esperanças do Sporting da Covilhã
Marco Abreu recuou para defesa esquerdo, com Trindade a ir jogar para o centro do terreno.
O Covilhã passou a pressionar mais os seus adversários à procura de outro golo que lhe desse uma maior tranquilidade. Aos 52 minutos houve um prenúncio do terceiro golo covilhanense, com Sousa a marcar um canto do lado esquerdo e a bola a sobrevoar a pequena área visitante, sem que ninguém a tocasse. Sete minutos depois, novo canto de Sousa, mas desta vez surgiu Riça a cabecear forte para o fundo das redes da baliza de Buira.
Rui Cerdeira, técnico da formação de Oliveira do Hospital, mexeu na sua equipa, com a entrada de mais avançados em campo. Mas nem sempre ter muitos avançados significa atacar bem, o que foi o caso. O sistema adoptado foi o de "bombear" bolas para a área do Covilhã, mas os jogadores locais conseguiram sempre afastar a bola, mesmo quando reduzidos a dez unidades por expulsão de Hélder Gomes, aos 79 minutos, por acumulação de amarelos.
O único lance de verdadeiro perigo, na segunda parte, para a baliza de Celso, aconteceu já em tempos de desconto. De livre directo em posição central, Oliveira atirou ao canto superior esquerdo, com Celso a responder com uma espectacular defesa.
O árbitro realizou um trabalho razoável. Apontou bem a grande penalidade mas exagerou na expulsão de Hélder Gomes.