Por Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


Pela primeira vez o Nacional de TT vai a Castelo Branco

A Escuderia de Castelo Branco está a organizar, desde quinta-feira, 1, até amanhã, sábado, 3, de Novembro, o Rally Todo-o-terreno "BP Autogás - Troféu Pelejão Marques". Esta é a primeira vez que o Campeonato Nacional tem uma prova no concelho albicastrense, depois de no último ano se ter realizado uma prova de observação. O evento conta com cerca de 50 concorrentes, entre os quais os consagrados João Vassalo, Rui Sousa, Lígia Albuquerque e Filipe Campos.
Hoje, sexta-feira, 2, a prova vai ter um prólogo de quatro mil metros para, amanhã, sábado, 3, o dia ser preenchido com uma etapa selectiva de 131 quilómetros. Um percurso que vai ser disputado duas vezes pelos concorrentes do Campeonato Nacional e apenas uma vez pelos veículos de promoção.
O anúncio do programa decorreu numa conferência de imprensa na quarta-feira, 24 de Outubro, nas instalações do NERCAB. Para o presidente da Escuderia, Paulo Almeida, "esta prova é muito importante, não só para o clube, mas para toda o concelho, já que para além do espectáculo, vão estar presentes concorrentes de enorme prestígio a nível nacional". Luís Correia, vereador da Câmara de Castelo Branco, entidade que também apoia o evento, salienta o papel desempenhado pela Escuderia ao longo dos anos e a importância da parceria com a edilidade: "Tenho a certeza do sucesso desta prova porque temos observado a impulsão que a Escuderia tem tido ao longo destes últimos anos na forma e na qualidade ao nível da organização". Por isso, continua, "sentimos cada vez mais esta união, que parece momentânea, mas que é permanente e intensiva". Segundo o autarca, "este tipo de parcerias contribuem cada vez mais para o desenvolvimento do concelho, não só pela visibilidade que estas provas dão, mas também pelo facto de proporcionar um trabalho em rede que comporta desenvolvimento económico e qualidade de vida para Castelo Branco e região envolvente".
Outro aspecto que merece destaque nesta organização é a capacidade mobilizadora em termos de segurança. Ao longo do percurso vão estar a postos um helicóptero medicalizado e dois de vigilância, bem como quatro ambulâncias todo-o-terreno, quatro desencarceradores, quatro veículos de fogo, cinco médicos e 40 bombeiros socorristas.