NC/Urbi et Orbi


"Que guerra é esta amigo?" foi o título do debate que o Bloco de Esquerda promoveu na quinta-feira, 25, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, uma iniciativa que contou com a presença do historiador e deputado Fernando Rosas.
Para o deputado bloquista, a guerra que está a ser conduzida contra o Afeganistão "não é uma guerra contra o terrorismo em si, mas contra o terrorismo que os Estados Unidos apoiaram toda a vida e que de repente se voltou contra si". Segundo Fernando Rosas, esta guerra "não vai acabar com o terrorismo, porque as suas redes vão ser incólumes. Esta situação vai ser paga sobretudo por aqueles que já são vítimas dos talibans. Esta guerra não vai sequer trazer democracia. Tal como no Vietname, os Estados Unidos entraram, mas não sabem como é que hão-de sair. Não vai resultar. Esta a criar um estado de sítio, sobretudo nos países do ocidente".
Relativamente à posição do Governo Português, Fernando Rosas refere que "embora nos tenhamos manifestado contra a cedência da Base das Lajes, porque entendemos que Portugal deve estar fora deste esforço militar. Parece-nos que o Governo tem tido alguma prudência. Não tem embarcado nesta histeria helicista que tem caracterizado certos meios de informação, tem evitado criar ambiente de alarmismo".
O historiador diz que Portugal "é um País pequeno que não ameaça ninguém e na realidade não é objecto de ameaças particulares. Por isso, devemos saber gerir esta vantagem" conclui.