Semana Nacional de Marketing
Odisseia do Marketing na UBI


A UBI recebe a 13 de Novembro através do Departamento de Gestão e Economia, uma conferência dedicada ao Marketing nas questões ambientais, inserida na Semana Nacional de Marketing.

Por Ana Maria Fonseca

 

Novos consumidores, novas necessidades e novos horizontes para o Marketing serão os temas a debater no próximo dia 13 de Novembro na conferência organizada pelo Departamento de Gestão e Economia da UBI.
O debate insere-se nas iniciativas regionais no âmbito da Semana Nacional do Marketing, celebrada com conferências e palestras um pouco por todo o país. A iniciativa parte da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing e é abraçada por várias instituições de ensino superior portuguesas e também pela UBI cujo mote é o ambiente e a sensibilização para as questões ambientais.
Estas acções "contribuem para uma melhoria da formação prática dos alunos em áreas específicas", refere Paulo Duarte, um dos responsáveis pela organização das conferências a par de Mário Raposo, vice-reitor da UBI e Arminda do Paço, docente do Departamento de Gestão e Economia.
Estes eventos tornam-se importantes não só para a formação mais sólida dos alunos das licenciaturas em Gestão e Economia mas também para a comunidade empresarial regional, "como meio de difusão de conhecimento", defende Carlos Osório, presidente do Departamento de Gestão e Economia da UBI.
Nesta conferência pretende-se debater a sensibilização dos consumidores face às questões ambientais. "Até que ponto os consumidores são sensíveis às questões ambientais", questiona Paulo Duarte. Interessa aqui tratar o Marketing "relacionando-o com as preocupações ambientais", conclui o responsável pela organização da conferência.
No dia 13 pela manhã o tema é "O Desenvolvimento da Consciência Verde. Perspectivas Actuais e Desafios Futuros" e debaterão sobre ele Arminda Paço, Assistente da UBI, Adriano Costa, Assistente do Instituto Politécnico da Guarda e Helena Alves, Assistente da UBI, através de várias temas que serão apresentados por cada um dos conferencistas.
A parte da tarde é preenchida sob o tema "Marketing na actividade empresarial - aplicações e perspectivas". Para debater esta temática estão convidados Paulo Espírito Santo, director da Incotex, empresa do ramo têxtil, Luís Coutinho, associado da Associação Nacional de Agricultura Biológica (Agrobio) e Luís Nunes, da Sociedade Ponto Verde.
Uma iniciativa a nível nacional que pretende realçar o Marketing sob o tema 2001 Odisseia do Marketing e que terá também um pólo de acção na UBI.