Por Ana Maria Fonseca


Jorge Barata, docente do Departamento de Engenharia Aeronáutica da UBI foi convidado a tornar-se "associate fellow" do maior instituto de aeronáutica e astronáutica do mundo, o American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA).
Depois de uma ligação de vários anos a este instituto, primeiro como membro, de 1989 a 1998, com reconhecimento formal da categoria profissional e do êxito prático e posteriormente como membro sénior , obteve agora um grau atribuído, até agora em Portugal, apenas a dois docentes do Instituto Superior Técnico.
O docente da UBI foi nomeado por membros mais avançados nos estatutos do AIAA que, tendo analisado o seu currículo, votaram pela sua subida de categoria dentro do instituto.
O reconhecimento de uma vida de trabalho nesta área, pelos seus pares, foi o que mais alegrou Jorge Barata, docente na UBI há seis anos."Uma grande alegria e reconhecimento" pelos seus pares do trabalho realizado até aqui, alegria essa que se estende à UBI. "Quando eu recebo esta distinção, é também a UBI que a recebe", diz Jorge Barata para quem uma Universidade não se faz só de equipamentos "mas principalmente de pessoas". "A Universidade não são as paredes. É a transferência de conhecimentos", acrescenta.
Uma recompensa internacional pelo trabalho feito em Portugal onde, comenta Jorge Barata, "na área de aeronáutica se põem muitos problemas e entraves". Não há nem apoios, nem compreensão", refere.
Além destes benefícios, numa época em que o docente tem de estar em "constante actualização de conhecimentos" torna-se essencial ter uma "ligação próxima com um instituto como este" que abrange os melhores profissionais da área a nível mundial.
O AIAA tem cerca de três mil associados por todo o mundo mas a grande maioria são americanos.




Currículo de um investigador

 
Jorge Barata licenciou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra em 1982.
Obteve os graus de Mestre e Doutor pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico. A componente de modelação e computação do seu trabalho de Doutoramento foi realizada no Imperial College of Cience and Tecnology em Londres, tendo sido financiada pelo Ministério da Defesa Britânico.
O projecto centrou-se no estudo das características aerodinâmicas de jactos em efeito de solo, relevantes para aviões de descolagem rápida/aterragem vertical (STOVL), em particular para o Harrier da Royal Air Force.
A parte experimental, inserida no mesmo projecto, inclui medidas inéditas na área das aeronaves de aeronaves de STOVL em efeito de solo, obtidas com Velocimetria Laser e foi realizado no Instituto Superior Técnico.
Esta actividade mereceu vários apoios entre os quais se destacam uma Visiting Fellowship, de 1984 a 87, atribuída pelo Ministério da Defesa Britânico, assim como uma "Window on Science Grant", concedida pela Força Aérea dos EUA.
É co-autor e autor de 95 publicações, das quais 17 em livros e revistas cientificas e 32 em congressos internacionais.
A sua actividade docente universitária desenvolveu-se desde 1982 como Assistente Estagiário, Assistente e Professor Auxiliar do Instituto Superior Técnico e, desde 1995, como Professor Auxiliar e posteriormente Professor Associado do Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI. Desde essa altura destacam-se várias actividades de gestão.