Por Ana Filipa Fernandes


O fado interpretado com alma e espirito académico

A abertura da Semana do Caloiro 2001 começou em grande. O Largo do Calvário encheu-se de pessoas para assistirem à Serenata, com a presença de Eiminium, da Universidade de Coimbra. Eimininum significava Coimbra no tempo dos romanos.
O espectáculo decorreu com muito espírito académico, e foi assistido em grande silêncio pelo público, como manda a tradição, dado que se cantou o fado.
É a primeira vez que este grupo de estudantes cantou na Covilhã, mas afirmam desde já que foi uma noite muito agradável. "Gostamos bastante, e o público foi mesmo espectacular. Às vezes em Coimbra o público faz muito barulho, mas aqui não, a assistência esteve mesmo impecável. Respeitou-se imenso a canção de Coimbra e o fado", afirma João Farinha, membro dos Eiminium.
A Serenata é, sem dúvida, desde há muito tempo, a grande tradição de Coimbra, e estes estudantes prometem levá-la até ao fim: "A Serenata é algo que vive connosco em Coimbra, porque já se faz desde o século XIX, no tempo do Hilário. Tem vindo cada vez mais a ocupar o seu lugar em Coimbra".
Reza a história de que entre colegas estudantes a serenata era cantada para chamar as raparigas e lhes cantarem também Cantigas de Amor. Hoje isso já não se verifica, mas em Coimbra pretendem a todo o custo manter essa tradição e fazer ouvir as mais bonitas canções.
Desde miúdos que os elementos deste grupo ouvem e cantam o fado. Em alguns casos a tradição vem já de parentes que estiveram também ligados a esta arte.
O espectáculo parece ter agradado bastante ao público presente. Como conta um recém chegado à cidade e estudante do 1º ano de Design Multimédia, "Nunca tinha assistido a nenhuma serenata, e fiquei muito surpreendido com a beleza do espectáculo. Estive com pessoas que também apreciam muito este tipo de música e senti-me muito próximo delas".
António Barbot, aluno do 3º ano do curso de Ciências da Comunicação, declarou que "a serenata é magnífica, não só como acontecimento em si, mas também porque marca o início de mais uma Semana do Caloiro". Já outro aluno, que preferiu manter o anonimato, disse que "foi um espectáculo bastante morto e com um público pouco participativo".
Experiências e gostos à parte, são grandes as expectativas que se criam entre os estudantes da UBI. Animação, convívio, boa bebida e boa musica são os ingredientes necessários para uma Semana no Caloiro em cheio, segundo afirmaram os estudantes entrevistados.
José Miguel Oliveira, Presidente da Associação Académica da UBI, deu, então, início a mais uma grande festa, que é a festa de boas vindas aos caloiros e a todos os estudantes em geral. A noite acabou em grande. O público pode assistir ainda, com bastante receptividade, durante cerca de 10 minutos, a um espectáculo de fogo de artifício.