António Fidalgo

Donde o sucesso da UBI



Foi um sucesso este ano o preenchimento das vagas pela UBI. Quais as razões do sucesso? São várias. Passo a enumerá-las.
1- Na distinção que existe entre o ser e o parecer havia um fosso entre aquilo que a UBI era e a imagem que se tinha dela. Durante anos e anos a UBI teve uma má imagem, que não correspondia de modo algum à realidade da instituição. Todos os visitantes da UBI, sem excepção, ficavam admirados com o que encontravam, a qualidade dos laboratórios, das infra-estruturas, a tenacidade das pessoas, a quantidade de projectos. Era uma surpresa autêntica. Neste momento a UBI beneficia da adequação da imagem à realidade.
2- A criação da Faculdade de Ciências da Saúde e a entrada em funcionamento do curso de medicina trouxeram a UBI para a ribalta da grande informação em Portugal. Graças à luta pelas novas faculdades de medicina não há ninguém neste momento em Portugal, minimamente informado, a ignorar que existe uma universidade pública na Covilhã. Há meia dúzia de anos atrás não se conhecia nem a UBI, e quando se ouvia falar de Beira Interior, tanto podia ser na Guarda como em Castelo Branco. A Medicina, e a batalha respectiva, significaram para a UBI a prova de fogo da sua afirmação, a entrada na fase adulta.
3- A criação da Faculdade de Artes e Letras em 2000 e o lançamento de cursos tradicionais como os de Filosofia e Línguas foram também uma prova de maturidade da universidade. Neste momento a UBI abrange o cânon dos saberes universitários. A vida académica ganhou solidez científica e cultural. A jovem Faculdade de Artes e Letras tem neste momento sete cursos de licenciatura a funcionar, e todos eles com as vagas preenchidas. É um sucesso extraordinário que contribui para o sucesso da UBI.
4- A afirmação de uma presença nos meios de comunicação social em geral e na Internet em particular. A UBI é frequentemente notícia não só nos jornais e rádios regionais, mas também nos jornais e televisões nacionais. A avaliação que o Diário de Notícias fez das universidades públicas deu uma excelente nota à UBI e as televisões têm feitos reportagens sobre o que se faz na UBI. Por outro lado, a UBI tem hoje provavelmente a melhor página Web das universidades portuguesas. E isso qualquer pessoa pode confirmá-lo a partir de um qualquer computador em qualquer parte do mundo. E se qualquer pessoa pode fazer isso, os jovens finalistas do secundário não só o podem fazer, como há muitos que o fazem mesmo. Uma breve comparação entre www.ubi.pt e as páginas web de universidades próximas mostrará que a UBI está muito à frente no que ao mundo do on-line diz respeito, o que, na sociedade da informação, é essencial.
5- A Covilhã em particular e a região em geral vivem um momento de franco desenvolvimento. A Covilhã parece um estaleiro de obras, e o eixo ao longo do IP2, de Castelo Branco à Guarda, ganha nova densidade económica e demográfica com a construção da auto-estrada.
Tudo isto explica o sucesso da UBI. Mas a razão fundamental, todavia, está nas pessoas que fazem a universidade, docentes, alunos e funcionários. Muitos deles fizeram da UBI um modo de vida: vivem a universidade e lutam por uma boa universidade.