Manuel Serrão promete um bom espectáculo de moda
CovilhãModa 2001 na ANIL

Dado o sucesso do espectáculo ocorrido no verão último, a UBI dispôs-se a não parar. Nomes da moda como Evelina Pereira, Luís Buchinho e Miguel Vieira farão parte da CovilhãModa.

Por Ana Filipa Fernandes

 

Dia 24 de Novembro o pavilhão da ANIL vai receber grandes nomes da moda portuguesa. Esta é uma iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia e Têxteis da Universidade da Beira Interior.
Este espectáculo surge na sequência da Festa da Moda, realizada o ano passado na Covilhã. Foi então assinado um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal da Covilhã e a UBI, no passado dia 7 de Novembro, para que duas vezes por ano sejam realizados desfiles de alta costura na cidade.
Este protocolo tem como objectivo essencial promover o sector têxtil regional, melhorar a imagem da Covilhã como produtora de têxteis de qualidade, e melhorar a imagem da UBI como formadora de licenciados e prestadora de serviços de elevado valor.
Nesta cerimónia esteve presente Manuel Serrão, que produzirá o desfile a ter lugar no próximo dia 24 de Novembro no pavilhão da ANIL. À empresa Manuel Serrão, Sociedade de Consultoria, Lda. caberá organizar todo do desfile em termos de produção. Para isso irá trazer consigo 30 manequins de classe A, um fotógrafo profissional, e estilistas convidados. Os penteados são da responsabilidade de Carmen Cabeleireiros.

Evelina Pereira e Erika serão as modelos mais mediáticas

Nomes como Evelina Pereira, Erika, Teodora Filipovic, Lara Antunes, Gémeos Guedes (ainda a confirmar) e Miguel Teixeira (a confirmar) farão parte dos 30 manequins da Classe A a desfilar.
Desfilarão nas passerelles criações da Macmoda, Malhacila, Covipele, Confecções Lança, Confecções Benoli, Sotave. Os alunos do segundo ano do recente curso de Design Têxtil e do Vestuário da UBI, terão também oportunidade de mostrar o seu talento e o seu empenho para um desfile como este.
No final do espectáculo o público irá assistir ao desfile das criações dos estilistas convidados. Nomes como Katty Xiomara, Luís Buchinho e Miguel Vieira farão parte deste espectáculo.
O produtor da CovilhãModa 2001, Manuel Serrão, declara que em Portugal a maior parte das empresas em nada ficam a dever em termos de design e qualidade em relação às empresas italianas. "Aqui na região há empresas (e com as quais eu trabalho) que estão cotadas como as melhores da Europa. Em relação à UBI as expectativas são boas. Formam-se bons profissionais, todos o dizem, e como tal acredito que daqui a poucos anos venhamos a constatar o talento destes novos alunos de Design Têxtil".
Carlos Pinto, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, afirma que "dar continuidade ao que se passou no ano passado, através da criação regular de acontecimentos como este, é a principal razão da Câmara assumir este compromisso, bem como promover o ramo têxtil como um pilar essencial das actividades na cidade. Quer a autarquia quer a UBI pretendem unir esforços financeiros para que se consigam atingir estes objectivos".
O Reitor da UBI, Manuel José dos Santos Silva, no entanto, afirma que esta é já uma iniciativa que tem vindo a crescer: "Promover a inovação e a criação para que a indústria têxtil continue a ser competitiva a nível nacional e internacional é o nosso objectivo", garante.
Rui Miguel, director do curso de Design Têxtil e do Vestuário, julga que este é um passo importante para os alunos, na medida em que terão já um primeiro contacto com o meio da moda. Os alunos estão a ser orientados por três estilistas que trabalham na região, Anabela Lourenço, Miguel Gigante e Carlos Gil, na elaboração dos seus modelos. Afirma, no entanto, que "os alunos estão muito motivados com esta experiência e, como tal, o trabalho tem decorrido muito bem". O investimento que será feito neste espectáculo "nunca custará menos de dez mil contos", declara Rui Miguel.