Festival de Teatro da Covilhã
Sexo no teatro

Duas actrizes e muito público encheram a Sala de Estúdio do teatro das Beiras. O sexo foi o que os juntou.



Por Laura Sequeira


Maria Simões e Ilda Teixeira, as intérpretes de "Sexo? Sim, obrigado"

Abriu o pano e o sexo subiu ao palco no Festival de Teatro da Covilhã. O espectáculo encenado pela Companhia de Teatro Trigo Limpo, de Tondela abordou de uma forma descontraída um dos maiores tabus de todos os tempos."Sexo? Sim, obrigado!", um texto da autoria de Franca Rame, surpreendeu os espectadores que ocuparam por completo o auditório da Sala Estúdio do Teatro das Beiras na passada terça-feira.
Encenado e adaptado por Pompeu José, o texto dá vida a duas mulheres que se desdobram em várias personagens que fazem tudo o que têm ao seu alcance para passar ao público a ideia de que, no fundo, o sexo também é prazer. Como refere a autora, no que toca a esta matéria, "até das palavras temos medo".
A peça surge com o objectivo de clarificar situações através de "momentos irónicos, cómicos e poéticos", mesmo para falar de coisas sérias como a"frigidez feminina e o orgasmo".


A peça abordou assuntos sérios através de momentos "irónicos, cómicos e poéticos"

A peça, que vive muito da interacção das actrizes com o público, não precisa de muitos meios. Uma mesa, dois bonecos e um par de actrizes foram o suficiente para fazer com que o público se divertisse. Yara Reis, uma das espectadoras, acha que esta "foi uma maneira muito engraçada de expor o assunto. Falar de coisas sérias de forma divertida" é uma maneira de encarar o tema.

A actriz Maria Simões descreve esta peça como "indispensável". Por outro lado, Ilda Teixeira não tem palavras a qualificar, mas refere que "o processo de trabalho foi belíssimo, um desafio muito grande e uma aprendizagem".
Ainda o pano não estava fechado quando as duas actrizes explicaram ao público a situação financeira da companhia que se deve aos cortes orçamentais que o Estado lhes aplicou.