" En Pie de Guerra" recriou em pleno o cenário de guerra

Espectáculo ridículo mostra a face da guerra
Covilhã recebe teatro espanhol

Boa disposição e um cenário bélico são os elementos antagónicos que dão cor e ritmo ao espectáculo.


Por Gisela Gomes


O Festival de Teatro da Covilhã trouxe até à cidade no passado dia 7 de Novembro a peça " En Pie de Guerra" interpretada pela Compañia de Teatro Teatrapo, de origem espanhola.
" En Pie de Guerra" é um espectáculo cómico-visual onde o humor se sobrepõeà palavra, ao mesmo tempo que as emoções e recordações são descritas de forma simples na tentativa de ir ao encontro de um público cada vez mais cúmplice.
Trata-se de uma comédia sobre a guerra, contada por dois soldados isolados, cujas aventuras e desventuras revelam a crueldade de uma das mais duras realidades da história da Humanidade. " Embora fosse uma representação ridícula, conseguiram transportar o público para a realidade que é a guerra", afirma Vanessa Moreira, estudante de Design Têxtil.
" En Pie de Guerra" constitui assim uma peça plena de actualidade, retratada de forma irónica através de duas personagens: os actores Arsénio Jimenez e José Fernando Delgado, que também assina a autoria da peça.

Café-Teatro anima festival

Este ano o Gicc -Teatro das Beiras apostou numa inovação: a criação de um Café-Teatro a ter lugar na sua sede. Esta iniciativa tem como objectivo criar um espaço onde as pessoas se sintam bem, confraternizem e troquem ideias.
Foi neste sentido que logo após a exibição da peça " En Pie de Guerra" o público teve ainda a oportunidade de ver o espectáculo " Vida de Palhaço em 40m" interpretado por José Alonso.


A interacção com o público foi um dos momentos altos do espectáculo

 

" Vida de Palhaço em 40m" é um espectáculo divertido que nos mostra intensivamente o dia-a-dia de um palhaço. Segundo Rui Pires, estudante de Ciências da Comunicação, " estivemos na presença de um palhaço interessante mas diferente do convencional". A personagem interpretada por José Alonso cria um mundo em seu redor ao mesmo tempo que interage com o público.
Deste modo, " Vida de Palhaço em 40m" animou o encerramento de mais um dia do Festival de Teatro da Covilhã.