Por Gisela Gomes


Pluma e Taciturno, os protagonistas do espectáculo

No passado dia 7 e 8 de Novembro o Teatro Cine da Covilhã foi palco para a peça " Uma Lua entre duas casas" realizada pelo Gicc - Teatro das Beiras, no contexto do Festival de Teatro da Covilhã.
" Uma Lua entre duas casas" é uma peça infantil que conta a história de duas personagens ( Pluma e Taciturno) sem idade nem sexo definidos, que se conhecem de forma atribulada e se tornam amigos.
Pluma e Taciturno vivem em mundos muito próprios e são completamente diferentes um do outro.
Pluma é alegre, divertido e muito sociável, gosta de brincar e procura um amigo. A sua casa é feita à sua imagem: leve e colorida, com três portas que se abrem para o mundo exterior.


Um cenário fantástico criado para um público especial

Taciturno, ao contrário, é mais fechado, mais tímido e introspectivo. A sua casa é completamente fechada, sem janelas, e possui apenas uma porta. O seu mundo gira à volta da música e é em casa que produz os seus sons.
" Uma Lua entre duas casas" é um espectáculo que fala da solidão, do medo de comunicar devido à diferença entre as personagens. Ao mesmo tempo mostra que essa diferença não impossibilita a existência de uma amizade.

Segundo António Baptista, professor da escola primária do Refúgio, "este tipo de iniciativa é importante para a educação, e proporciona às crianças um dia fora do normal".
Deste modo, o Festival de Teatro da Covilhã possibilitou às crianças da região uma enriquecedora e hilariante história de amizade.