Dom Sancho I concedeu o Foral à Guarda há já 802 anos
Dia da Cidade
Cidade assinala 802 anos

Para além dos colóquios promovidos pelo Centro de Estudos Ibéricos, as festas da cidade contam com música. Três Tristes Tigres e a Orquestra Metropolitana de Lisboa são alguns dos espectáculos em cartaz.


NC/Urbi et Orbi


A Guarda comemora no próximo dia 27 o 802º aniversário. O programa variado inclui quatro espectáculos musicais e um seminário que conta com as presenças de Mário Soares e Eduardo Lourenço. As actividades desenvolvem-se de 26 a 29, e são realizadas pela Câmara da Guarda e pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).
No dia 26 decorre um seminário cujo objectivo é reflectir sobre a identidade da Ibéria. Esta iniciativa, subordinada ao tema "A Ibéria no Contexto Europeu", junta à mesma mesa Eduardo Lourenço, Fernando Morán, Fernando Savater e Mário Soares. No mesmo dia, o CEI lança a obra "Identidades Fugidias", uma colectânea de textos de escritores de língua portuguesa sobre a temática da emigração, com introdução de Eduardo Lourenço e coordenação de José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Autores. À noite, os Três Tristes Tigres, banda de Ana Deus, ex-vocalista dos Ban, Alexandre Soares e Regina Guimarães, actua pela primeira vez na Guarda para a apresentação do seu mais recente disco, a colectânea "Visita de estudo", que recorda toda a carreira do grupo. A 27 de Novembro, dia da Cidade, a Sé Catedral da Guarda acolhe mais um espectáculo musical, protagonizado, desta feita, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.
O Grupo de Bailado "Projecto de Dança - Alexey Fokine" tem agendado para o dia 28, no Auditório Municipal, o espectáculo de dança "Concert Divertissement", com coreografias sobre música de António Vivaldi e a encerrar os festejos, Márcio Faraco preenche a noite do dia 29.